Desafios Sociais: Família, Escola & Comunidade

É com grande prazer que a organização deste Seminário dá as boas – vindas a todos os participantes do Seminário Desafios Sociais: Família, Escola & Comunidade.

É um evento organizado pela Câmara Municipal de Tondela, no âmbito das atividades do Gabinete de Ação Social e do Programa Rede Social de Tondela.

Conta com a parceria do Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão, entidade que irá proceder à acreditação do Seminário.

Com esta iniciativa, pretendemos contribuir para horizontes de reflexão conjunta, numa dimensão social, através de uma abordagem interativa de temas como, a família, a escola e a comunidade, alinhadas na nova geração de políticas sociais ativas e que tocam nos desafios da sociedade contemporânea. Os preletores que integrarão os diferentes painéis, são pessoas com um papel relevante, de reconhecimento institucional, académico e cientifico, que aliam a dimensão humana e técnica da sua intervenção a uma compreensão atualizada de novos paradigmas e conceitos.

Na expetativa de que este será a continuidade de muitos outros eventos que nos permitem crescer enquanto pessoas e profissionais, convidam - se todos os interessados e intervenientes nas áreas da Saúde, Ação Social, Educação, Associativismo e Comunidade em geral, para estarem presentes no dia 9 de novembro, no Auditório Municipal de Tondela, conforme programa divulgado, com inscrições abertas, até ao dia 7 de novembro, através do site do Município de Tondela, no link:
www.cm-tondela.pt/SeminarioDesafiosSociais/formulario.

 

cartaz


Programa do Seminário
Desafios Sociais: Família, Escola & Comunidade

9 de novembro de 2018


Conheça, de seguida, o programa do Seminário. Se quiser imprimir, faça o download do programa AQUI.

dia horário atividade
Sexta-feira, dia 9 09h00 Receção aos Participantes
09h30 Sessão de abertura:
  • Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género, Rosa Monteiro
  • Centro de Formação dos Agrupamentos de Escolas do Planalto Beirão, Rosa Carvalho
  • Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus
10h00 “Açúcar e Cancro… a Importância dos Estilos de Vida da Família”, Valdemar Máximo, IPATIMUT, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
10h30 “Ajustamento Psicossocial em Oncologia”, Sara Monteiro, Universidade de Aveiro
11h00 "Pausa para café
11h15 Momento Cultural, Casa do Povo de Tondela
11h30 “Comunidade Amiga das Pessoas com Demência”, José Carreira, Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer
12h00 “A Autoridade dos Pais no Crescimento das Crianças e Jovens”, Eduardo Sá, Universidade de Coimbra, ISPA, Instituto Universitário
12h20 Debate
12h30 Pausa para almoço
14h00 “20 Dizer: A importância do Humor no Ser Humano”, Trigo Limpo Teatro ACERT
14h30 “A Inclusão em Meio Escolar”, Manuela Claro Alves, Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo
15h00 “Parcerias Comunitárias e Desenvolvimento Social”, José Ornelas, ISPA, Instituto Universitário
15h30 “70 JÁ”, Catarina Durão, Instituto Português da Juventude
16h30 Sessão de encerramento:
  • Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes
  • Centro Distrital de Segurança Social de Viseu, I.P., Margarida Henriques
  • Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus
Moderadora: Patrícia Monteiro, Centro de Respostas Integradas de Viseu, ARS do Centro


9 de novembro | 10H00
Valdemar de Jesus Conde Máximo

Graduado em Biologia – Ramo Científico na Faculdade de Ciências e tecnologia da Universidade de Coimbra, em setembro de 1994. Doutorou-se em Biologia Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em novembro de 2001, o projeto conducente à Tese de Doutoramento foi desenvolvido no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) e na Universidade Ludwig- Maximilians de Munique, e tinha como objetivo avaliar o papel da disfunção mitocondrial em tumores de tiroide, particularmente em tumores de células de Hürthle. Tendo em conta a sua experiência, no papel das alterações mitocondriais e do metabolismo celular em cancro, criou uma nova área de investigação no Ipatimup que tem como objetivo avaliar o papel do metabolismo no desenvolvimento de tumores Humanos. Em 2007, foi contratado como um Investigador Ciência 2007 pelo Ipatimup e desde então construiu uma equipa de investigação interdisciplinar que visa compreender o papel do metabolismo em cancro. Atualmente, é Professor Auxiliar do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Investigador Principal do Grupo Cancer Signalling & Metabolism no Ipatimup/i3S. Publicou 3 capítulos de Livros e mais de 70 artigos em revistas cientificas internacionais indexadas, com mais de 3400 citações por outros autores e com um h-índice de 30. Supervisionou 20 estudantes de mestrado e 7 de doutoramento, assim como vários pós-docs.


9 de novembro | 10H30
Sara Otília Marques Monteiro

Doutorada pela Universidade de Aveiro, obteve o título de Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação de Coimbra e de Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. É especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada na Universidade de Aveiro, sendo docente de várias unidades curriculares no âmbito da Licenciatura em Psicologia e do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. É simultaneamente orientadora de estágios curriculares e profissionais em diferentes instituições e de dissertações de mestrado e doutoramento. Tem vários artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais especializadas e é autora de vários livros, bem como editora associada da revista Psychology, Community & Health. Áreas de investigação: psico-oncologia; psicopatologia; adaptação psicossocial a situações de stress normativas ou inesperadas; programas de intervenção em diferentes populações.


9 de novembro | 11H30
José Carreira

Presidente da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer. Mestre em Intervención a Personas con Enfermedad de Alzheimer – Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca Especializado em Gestão das Organizações Sociais (GOS) – AESE BUSINESS SCHHOL Mestre em Trabalho Social – Universidade Fernando Pessoa (Porto); Especializado em Minorias e Cidadania – Centro de Estudos das Minorias (CENMIN) Licenciado em História – Universidade Católica Portuguesa Licenciado em Português / História – Universidade Católica Portuguesa; Coordenador do Centro de Apoio Alzheimer Viseu (CAAV); Presidente da Direção da IPSS;Comunicações em seminários no âmbito da doença de Alzheimer e outras demências; Coorientador de dissertação de tese de mestrado; Comunicações em seminários no âmbito das Tecnologias Educativas.


9 de novembro | 12H00
Eduardo Sá

Psicólogo Clínico e Psicanalista. Doutoramento em Psicologia com especialidade de Psicologia Clínica, Universidade de Coimbra. Professor da Universidade de Coimbra e do ISPA Director Clínico da CLÍNICA BEBÉS E CRESCIDOS www.bebesecrescidos.com), da Consulta Universitária da Criança e do Adolescente e do BABYLAB (Laboratório de Psicologia do Bebé) da Universidade de Coimbra. Autor de artigos e de livros científicos na área da psicanálise e da psicossomática. Autor de livros de divulgação no âmbito da saúde familiar e da educação parental. Colabora, atualmente, na Antena 1 e na Revista PAIS. Criou e gere a plataforma eduardosa.com;


9 de novembro | 14H30
Manuela Claro Alves

Doutora em Educação na Universidade da Beira Interior, com investigação intitulada: “Criação e aplicação de recursos educativos digitais com o Universal Design for Learning na promoção da inclusão” (Defesa em provas públicas em 19 de julho de 2018). Exerceu funções na DREC (Direção Regional de Educação do Centro) durante 3 anos letivos e funções de Coordenação de Serviços no âmbito da Educação Especial, Creche e Jardim de Infância. Desempenha funções docentes há 28 anos, sendo atualmente Professora do Quadro de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo (AETCF) e coordenadora da EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva). Formadora, certificada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua, tem vindo a desenvolver diversas ações no âmbito da Inclusão, Educação Especial, Intervenção Precoce e TIC nas Necessidades Educativas Especiais. Preletora em diversas conferências. Publicação em revistas de artigos relacionados com áreas de investigação e autora do livro editado em 2009: “Intervenção Precoce e Educação Especial: Práticas de Intervenção Centradas na Família”. Viseu: Psicosoma. Orientação conjunta no livro “Expressões Idiomáticas aos Quadradinhos”, publicado em 2017, numa parceria do AETCF, Câmara Municipal de Tondela e ASSOL (Associação de Solidariedade Social de Lafões).


9 de novembro | 15H00
José Ornelas

José Ornelas é Professor Associado com Agregação no Instituto Superior de Psicologia Aplicada em Lisboa, é Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Aplicada em Lisboa, é Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia Comunitária e fundador da AEIPS. É doutorado em Psicologia pela Universidade de Boston e pela Universidade do Porto. É membro e Ex – Presidente da Associação Europeia de Psicologia Comunitária e fundador da Associação para o Estudo e Integração Psicossocial e é também membro da Society for Community Research and Action. Participa em diversas iniciativas nacionais e internacionais que envolvem o trabalho em rede e em parceria, em domínios relacionados com a consultoria, avaliação, investigação e intervenção comunitária.


9 de novembro | 15H30
Catarina Augusta Cunha Nabais Durão

Formação Académica e Profissional: Mestre em Administração e Gestão Pública pela Universidade de Aveiro (2013) Licenciatura em Sociologia pela Universidade da Beira Interior (1995); Diploma de Especialização em Gestão Pública - CADAP Curso de Alta Direção em Administração Pública; FORGEP — Programa de formação em Gestão Pública; Diretora da Direção Regional do Centro, do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP. Coordenadora Técnica do Centro Respostas Integradas de Viseu do Instituto da Droga e da Toxicodependência de Viseu. Diretora do Centro de Respostas Integradas de Viseu, em Comissão de Serviço, da Delegação Regional do Centro do Instituto da Droga e da Toxicodependência, I. P.; Diretora da Unidade de Prevenção de Viseu, em Comissão de Serviço, da Delegação Regional do Centro do Instituto da Droga e da Toxicodependência, I. P. Técnica Superior do Regime Geral, da Unidade De Prevenção de Viseu, da Delegação Regional do Centro do Instituto da Droga e da Toxicodependência; Técnica Superior do Regime Geral do Núcleo Distrital de Viseu, do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência. Oradora em Congressos, Organização de Reuniões/Eventos/Congressos, Coordenação e Participação em Grupos de Trabalho.


Moderadora do Seminário
Patrícia Alexandra Almeida Monteiro

Licenciatura em Psicopedagogia Clínica; Mestrado em Família e Sistemas Sociais; Exerce funções de Coordenadora do Centro de Respostas Integradas, da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências da Administração Regional de Saúde do Centro. Docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.


INSCRIÇÕES
Online

Inscrições abertas e gratuitas até ao dia 7 de novembro

  • INSCRIÇÃO SEM CERTIIFICADO DE FORMAÇÃO ACREDITADA:

  • Se não é docente e pretende apenas um certificado de participação simples, inscreva-se preenchendo a INSCRIÇÃO ONLINE
  • INSCRIÇÃO COM CERTIFICADO DE FORMAÇÃO ACREDITADA:

  • Se é docente e necessita de certificado de formação acreditada, precisa de executar três passos:

    • 1º PASSO - Deve preencher a - INSCRIÇÃO ONLINE

    • 2º PASSO - Deve imprimir ESTA FICHA, preenchê-la e assinar, devidamente, pelo formando e pelo diretor, enviando-a para o Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão:

    • - MORADA DO CFAEPB:
      Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão
      Escola Secundária de Tondela, Rua Dr. Amadeu Ferraz de Carvalho | 3460-521 Tondela
      TELEFONE: 232 822 121 | FAX: 232 814 149 | e-Mail: EMAIL: cfaeplanaltobeirao@gmail.com

    • 3º. Deve preencher o REQUERIMENTO para reconhecimento e certificação de Ação de Curta Duração que deverá ser entregue no CFAEPB, até 30 dias após a realização do Seminário.


LOCALIZAÇÃO
Contactos

O Seminário Desafios Sociais: Família, Escola & Comunidade, decorrerá no Auditório Municipal de Tondela.


Município de Tondela
Gabinete de Ação Social
acao.social@cm-tondela.pt
Telf. 232 811 110 - Tlm. 918 655 282

Organização