Animais disponíveis para adopção

Existem frequentemente no Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), cães disponíveis para adopção. Tratam-se de animais capturados na via pública que não foram reclamados pelo detentor no prazo previsto por lei (8 dias).

Conselhos para adopção de um animal de forma responsável
1 – A adopção de um animal deve ter o acordo de todo o agregado familiar, não podendo ser algo imposto, ou ser resultado de influências momentâneas de pedidos de crianças.
2 – Não adopte um animal de uma determinada raça, só por achar que está na moda, procure um animal que, pelas suas características (porte, idade, temperamento) se adapte ao seu ambiente familiar e ao seu modo se vida (por ex: se mora num apartamento deverá ponderar, se é um cão tendencialmente barulhento, irrequieto, ou raça pacata e silenciosa; quando o tempo livre é pouco não optar por um cão que exige muito exercício ou treino)
3 – Ter consciência de que terá de garantir todas as suas necessidades básicas (alimentação, higiene, segurança, saúde e bem-estar), assim como proceder ao seu registo e licenciamento.
4 – Saber que o animal será um companheiro para a vida e que provavelmente viverá muitos anos (aprox. 15 anos);
5 – Estar disposto a compreender e aceitar que um animal também tem personalidade e feitio próprios.

Animais perdidos

Os presentes do MEU CÃO... Não devem ficar NO CHÃO!

Vá de férias descansado… Sempre com o seu animal bem acompanhado!

Informação Importante - DGAV
Cães Perigosos e Potencialmente Perigosos

Cães da categoria potencialmente perigoso

Perguntas e respostas frequentes sobre animais de companhia e legislação de base

Recomendação – vacinação antirrábica

Vacinação antirrabica e identificação eletrónica

- Edital 2017

- Calendário do serviço oficial 2017

- Informação 2017

Ações / Projetos
O CROA desenvolve um conjunto de ações e projetos que perseguem os seguintes objetivos:
- Promover uma maior sensibilização, consciencialização da sociedade em geral colaborando de uma forma ativa na criação de atitudes responsáveis para com os animais de estimação;
- Incentivar a comunidade escolar a agir no âmbito da prevenção do abandono de animais de estimação servindo de motor à mudança de mentalidades na comunidade alargada que se insere;
- Suscitar o debate, a análise e a reflexão crítica sobre a temática, nomeadamente sobre comportamentos incorretos, problemas de saúde pública e bem-estar animal;
- Difundir informação relativa à adoção responsável de animais de estimação;

Horários de Funcionamento
CROA - 8.30 às 12.30 e das 13.30 às 17.30 horas
Vacinação antirrábica e identificação eletrónica - Primeiras e terceiras segundas-feiras de cada mês às 9 horas.
Horários de visitas - 10.00 às 12.00 (dias úteis). As visitas de grupo estão sujeitas a marcação prévia.
Horários de adoção - sexta - feira das 14h às 15h

232 812 151