A+ A A-
23 Abr.

Tondela e Lannemezan festejam 20 anos de geminação

De 16 a 19 de abril, o concelho de Tondela acolheu a delegação de autarcas e da Associação de Amigos de Tondela em Lannemezan, num intercâmbio que tinha como grande objetivo a celebração do 20º aniversário da geminação entre as duas cidades.
Da comitiva francesa faziam parte a Vice-Presidente, Gisèle Rouillon, e os vereadores, Alain Dassain e Jean Marie Da Benta, a Presidente da Associação, Cathy Maupomé e a Dª Deolinda Gonçalves.

Por razões de agenda, o Presidente do Município de Lannemezan, Bernard Plano, participou neste evento apenas durante pouco mais de 24 horas, registando-se, no entanto, o facto de ter sido a sua primeira vinda ao concelho de Tondela.
Durante o dia que passou em Tondela, reuniu-se com o Presidente da nossa autarquia, tendo resultado deste encontro a intenção de que, nos próximos tempos, a geminação entre as duas cidades seja fortalecida ao nível do intercâmbio económico e promoção dos produtos endógenos de cada região.
Assim, brevemente poderá ser possível adquirir produtos de Tondela em Lannemezan, nomeadamente artesanato em barro negro, linho, vinhos, etc. O Mercado Municipal de Tondela irá também ter disponíveis produtos da zona dos Pirenéus, região onde se situa a cidade de Lannemezan.
Com laços institucionais, culturais e afetivos já bem enraizados, os participantes neste encontro usufruíram de experiências variadas que, para além da nossa gastronomia local, incluíram uma visita à empresa Interecycling, à Serra do Caramulo, nomeadamente a Jueus, Cabeço da Neve e Caramulinho, ao Museu do Caramulo, à Olaria Moderna e ao Museu Terras de Besteiros.
A sessão oficial de comemoração desta efeméride teve lugar no dia 18 de abril, com o descerrar da placa evocativa do 20º aniversário na Rua de Lannemezan e com a receção nos Paços do Concelho por parte do executivo camarário. Para estes dois momentos, foram também convidados representantes das diferentes associações do concelho que, ao longo destas duas décadas, participaram nos encontros de geminação.
Nas suas intervenções, o Presidente do Município de Tondela, José António Jesus, e a Vice-Presidente de Lannemezan salientaram os laços de amizade que mais uma vez saem fortificados deste encontro, mas também a vontade em alargar o grau de cooperação entre as duas cidades, permitindo o desenvolvimento de dinâmicas económicas e na dimensão ambiental, onde projetos como a reciclagem e valorização dos resíduos têm, hoje, uma importância crescente.
De seguida, decorreu um almoço de confraternização, onde todos os presentes foram convidados a fazer parte, e que foi confecionado e servido no refeitório dos estaleiros municipais, pela Confraria Gastronómica dos Carolos e Papas de Milho de Canas de Santa Maria, tendo havido também lugar ao tradicional cantar de Parabéns, com o respetivo bolo de aniversário.

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife