10 Nov. 2011

Presidente da Câmara presente no Seminário sobre “Economia Social”

Esteve presente na abertura do Seminário sobre o tema “Economia Social”, o Sr. Presidente da Câmara, Dr. Carlos Marta, acompanhado pelos vereadores Dr. José António de Jesus e Eng.ª Carla Pires. Este evento foi organizado no âmbito do ano internacional do voluntariado, pela Liga dos Amigos do Hospital Distrital de Tondela, no passado dia 05 de Novembro no Auditório Municipal.

Na sessão de abertura, o presidente do Município relembrou que as dificuldades e a crescente crise vão atingir de uma forma muito objectiva as diferentes instituições, o que as obriga a ter um trabalho redobrado.
Ainda segundo o autarca, o aumento dos cortes orçamentais e neste caso, às Autarquias, vai obrigar estas instituições a reorganizar a “estratégia, em função dos nossos recursos financeiros que vamos ter para desempenhar as nossas funções”.
Este apela às pessoas, instituições, voluntários, para que de uma forma solidária e em conjunto se encontrem caminhos para resolver estes problemas, e para “continuarmos a ser um país próspero e solidário”.
Dr. Pinho Marques, presidente da Liga dos Amigos do Hospital Distrital de Tondela, no seu discurso afirmou, “que o que estamos a desenvolver é mais um acto de cidadania, que tem que se replicar por todo o país e por todo o mundo. Isto não começou aqui, isto no fundo é um elo em cadeia e Tondela também quis entrar.”
Neste sentido e estando na assistência responsáveis de instituições particulares de solidariedade social, misericórdias e associações, os diversos oradores abordaram vários temas, que permitiram momentos de reflexão, e que ajudaram a entender melhor a crise que o país atravessa e perceber a crescente importância das instituições, do voluntariado, no sentido de nos associar-nos uns aos outros e permitir que as pessoas que estão mais desprevenidas enfrentem as dificuldades.
Numa era em que a palavra-chave, em múltiplos aspectos é cada vez mais a participação, seja individual ou colectiva, o voluntariado, a responsabilidade social das instituições e a cidadania activa, constituem eixos estratégicos do desenvolvimento social cada vez mais importantes para a sociedade do futuro.
Foi desta forma, uma manhã intensa que permitiu perceber os problemas da economia das famílias, sobretudo das mais carenciadas e vulneráveis na sociedade actual.