07 Fev. 2007

Desporto na Escola - Escola Vai à Piscina / 2007

Foram apresentados no dia 2 de Fevereiro os projectos “Desporto na Escola” e a “Escola vai à Piscina”, relativos ao ano de 2007, em conferência de imprensa marcada para o efeito. Estes são dois projectos desportivos e da promoção da saúde nas nossas crianças do 1º CEB e dos Jardins de Infância do nosso Concelho de importância fundamental para o seu desenvolvimento harmonioso. Este projecto, lançado em 1999, envolve para a edição deste ano cerca de 2000 crianças de 78 estabelecimentos de ensino públicos e privados.

Sendo a actividade desportiva cada vez mais aconselhada para a aquisição de hábitos de saúde e bem-estar, para a aprendizagem de regras sociais, para as prossecução de objectivos sócio-educativos das crianças e jovens, tem sido aposta do Município incentivar a prática desportiva, sobretudo em idades precoces, nomeadamente nos alunos do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Concelho. A Expressão e Educação Físico-motora (actividades nos Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo – nestas, iniciadas em Outubro p.p através do programa de “Enriquecimento Curricular”) em conjunto com a Natação (destinada às Escolas do 1ºCiclo), constituem a base da dinâmica desportiva que o Município oferece aos mais novos, sendo orientadas por 10 docentes com Formação Superior. A 1ª fase do projecto decorrerá até Maio, desenvolvendo-se nesse período mensal 8 Encontros Locais e no dia 1 de Junho o Encontro Concelhio, numa Grande Festa do Desporto com actividades de carácter competitivo e lúdico, para um público- alvo definido: todas as crianças do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Concelho (Público e Privado), para além dos Professores, Auxiliares, Pais e Amigos que se juntam à Festa, ao Convívio. De realçar as Instituições que colaboram com estes projectos sendo de destacar os Agrupamentos de Escolas do Concelho (Campo de Besteiros, Caramulo, Lajeosa do Dão e Tondela), a Escola Profissional de Tondela e a Associação de Educação Física e Desporto de Tondela. A Divisão de Desporto coordena todo o processo em ligação directa com os intervenientes, em especial os Professores de Educação Física, Professores do 1ºCiclo e Educadores de Infância.