28 Fev. 2007

Câmara Municipal patrocina obra completa da poesia de José Valle de Figueiredo

Com lançamento da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, e o patrocínio da Câmara Municipal de Tondela, foi lançado no passado sábado, no salão nobre da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, as obras completas de poesia de José Valle de Figueiredo. O autor, natural de Tondela, reuniu neste volume da Biblioteca de Autores Portugueses, a sua obra poética publicada entre 1959 e 2002. Desde muito novo iniciou a sua actividade cultural, publicando artigos de teor literário, assim como crítica ideológica e política. Dirigiu vários periódicos que se publicavam na Coimbra de então.

Director da Folha de Tondela, vê agora, com inteira justiça, ser publicada num só volume a sua obra poética, dispersa no passado por entre jornais e revistas. A sessão foi dirigida pelo Presidente da Sociedade Histórica, Dr. Jorge Rangel. Na mesa, além do anfitrião, encontrava-se o Presidente da Imprensa Nacional, Dr. António Brás Teixeira, o Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara de Tondela, Dr. José António de Jesus e o Professor Doutor José Seabra Pereira da Universidade de Coimbra. Além do próprio poeta. Todos os oradores reconheceram como um acto de inteira justiça, a publicação, do volume de poesia, potenciando a todos os estudiosos da literatura e da linguagem, um vasto campo de análise e crítica. A apresentação da obra esteve a cargo do catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira. Aliás é de sua autoria o prefácio da publicação. Amigo e companheiro de route de Valle de Figueiredo, o catedrático realçou a construção poética na obra literária do autor. Tendo a Portugalidade como base da sua construção histórica e poética, o professor de Coimbra aponta a fidelidade de José Valle de Figueiredo “aos princípios da teoria intelectualista da criação literária e da modernidade estética pós-baudelairiana”. Falando para uma vasta audiência, o Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. José António de Jesus, destacou a figura do poeta e do homem Tondelense, enaltecendo a contribuição da sua obra cultural e poética no contexto local, regional e nacional. O patrocínio do Município de Tondela para a publicação desta obra, é, acima de tudo, um contributo e uma homenagem merecida a um homem da terra, a uma beirão de nascimento, a um Português. A fechar a sessão, breves palavras sentidas do autor, que agradeceu a todos os presentes o carinho que sempre lhe manifestaram. A sessão cultural teve o seu epílogo com a oferta a todos os presentes, por parte do Município de Tondela de um Dão de Honra.