02 Jan. 2013

COT tem novamente campeões nacionais 2012

O Clube Ornitológico de Tondela, através de um conjunto de sócios, obteve elevadas classificações durante o 67º Campeonato Nacional de Ornitologia, realizado de 8 a 16 de Dezembro de 2012 no Parque de Exposições, em Vila Franca de Xira.

Os sócios Pedro Pereira, Eduardo Antunes, António e Gonçalo Ferreira, Maria Gameiro, Manuel Matos, José Dias, Vítor Silva, André Ferreira e Rafael Cardoso obtiveram mais uma vez, excelentes resultados, tornando-se campeões nas suas respectivas séries. O campeonato nacional reuniu 6000 aves e perto de 500 criadores de 50 Clubes. Entre cerca de seis mil aves a concurso, o COT tem no seu seio os melhores criadores do Pais e do mundo de Canários (Canário Arlequim Português, de Glosters, e Isabéis vermelho Mosaico), em Exóticos (Babete Clássico), (pardais de java e rolas diamante) e em Papagaios (cinzentos e eclectus e conures de peito cinzento). Os pontos atribuídos às aves, representam a apreciação efectuada por juízes nacionais e internacionais, habilitados e independentes, que avaliam as aves em diversos aspectos tais como o tamanho, a cor, a posição, as patas, a plumagem, etc. As pontuações obtidas pelas aves dos sócios do COT demonstram a sua excelente qualidade. Para se ter uma ideia, só muito raramente se obtém classificações superiores a 93 pontos. É algo que não acontece todos os anos e é atribuído a aves quase perfeitas. Os resultados destes criadores abrem excelentes perspectivas em relação ao Campeonato Mundial a realizar de 23 a 27 de Janeiro de 2013, em Hasselt – Bélgica, onde o COT, irá estar representado com 10 criadores TONDELENSES. Os sócios do COT – Clube Ornitológico de Tondela, continuam a dignificar e a levar longe o nome do Clube e da Cidade de Tondela.

Divisão de Cultura e Comunicação