19 Dez. 2013

Tondela celebrou o 26º aniversário de elevação a cidade

No dia 18 de dezembro de 1987, Tondela foi elevada a cidade. Passados que estão 26 anos, o Município de Tondela comemorou esta efeméride com um momento musical e cultural celebrativo desta data.

A cerimónia decorreu no Auditório Municipal e contou com a colaboração das seguintes associações da cidade: Sociedade Filarmónica Tondelense, Casa do Povo de Tondela e ACERT. A celebração teve início com a atuação da Filarmónica, a que se seguiu a intervenção do Presidente da Câmara, Dr. José António Jesus. Começou por referir que esta data constitui “um marco relevante para a afirmação” do concelho, e em particular da cidade, “que soube aliar uma identidade própria com uma vontade aglutinadora, que lhe conferem um marco de modernidade, atratividade e singularidade.” Ao longo destes 26 anos, “identificaram-se e consolidaram-se outros polos de desenvolvimento” no território, principalmente centrados nas vilas, pelo que “o concelho de Tondela ganhou escala, dinâmica e ambição”. No seu discurso, lembrou ainda os autarcas que o precederam e o seu contributo para o crescimento da cidade, afirmando também que “além das intervenções dos decisores políticos e das instituições do poder democrático, a construção da Cidade deve-se, também, indiscutivelmente, à força empreendedora das nossas gentes e das nossas instituições”. Depois da intervenção do Presidente do Município, foi a vez da atuação dos elementos da Casa do Povo de Tondela e da ACERT, momentos que abrilhantaram a cerimónia.