Com o projeto TONDELA+10 o Município pretende abrir uma nova página no desenvolvimento local e regional, potenciando a capacidade empreendedora e de atratividade do concelho, a criação de emprego e a valorização do território.

Esta iniciativa, com a duração prevista de três anos, enfoca sobretudo na criação de um centro de estudos e investigação, localizado na zona reabilitada da cidade, onde estarão 10 estagiários, de diferentes áreas do saber, que trabalharão num projeto individual, amadurecendo 10 ideias, mas contribuindo para aqueles que serão projetos comuns.

As áreas de trabalho, representativas do território e das suas potencialidades, serão as seguintes: biologia e ambiente; arquitetura e design; turismo; agricultura e floresta; saúde e bem-estar; cultura e indústrias criativas; potenciais “clusters” industriais, onde se inclui o ramo automóvel, a avicultura, entre outros; comunicação e marketing territorial.

Este projeto é de caráter evolucionário e envolvente, pois é simultaneamente um espaço aberto à comunidade, que será construído através do debate e confrontação de ideias que acrescentem valor ao território.

A este desafio associaram-se 22 parceiros, entre os quais, empresas locais, associações, institutos públicos, e universidades, o que permitiu estabelecer uma rede de parcerias que traçará um novo modelo de desenvolvimento futuro.

Mais do que 10 estágios, o Município de Tondela pretende potenciar 10 oportunidades de realização, 10 modelos de negócio que apontarão ideias empreendedoras e que terão a oportunidade de as implementar durante 6 meses de incubação, após a realização dos estágios.

Conheça aqui o projeto na íntegra