11 Mar. 2014

Jovens Empreendedores nas Escolas do Concelho de Tondela

A Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões mantém em execução pelo terceiro ano consecutivo um projeto que visa a promoção do empreendedorismo na NUT III Dão Lafões, sendo uma das ações o desenvolvimento de um programa de empreendedorismo dirigido às escolas da nossa região.

Esta iniciativa visa a criação e geração de um espírito empreendedor nos alunos da nossa comunidade, contribuindo desta forma para um futuro melhor quer individual, quer coletivo.
O Município de Tondela, ciente de que as competências empreendedoras se podem transmitir desde os primeiros anos de escolaridade, pretende, em primeiro lugar, sensibilizar para a importância da realização de atividades que contribuam para a convergência de sinergias dos vários agentes locais e, por último, desenvolver inúmeras ações que permitam o desenvolvimento de uma cultura empreendedora no seio da Comunidade Educativa.
Neste sentido, decorreu no dia 7 de março, na Escola Secundária de Tondela uma palestra onde estiveram presentes o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António Jesus, o Dr. Júlio Valente, Diretor do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, o Dr. Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões e o Dr. Francisco Banha, CEO da empresa GesEntrepreneur. Esta palestra foi dirigida a mais de 60 alunos do curso de ciências socioeconómicas.
O principal objetivo destas ações é promover o espirito de iniciativa e de empreendedorismo nos jovens em idade escolar, procurando estimular o reconhecimento pela iniciativa, envolvendo alunos, professores e empresas e onde a criatividade e a inovação são valorizadas e reconhecidas.
Como referiu o Senhor Presidente da Câmara, “Há que tirar partido da vontade de evoluir, intrínseca ao ser humano, e potenciar o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras numa lógica de olhar o meio envolvente como um lugar de oportunidades de mudança, onde conhecimento, inovação e desenvolvimento são palavras-chave. Neste processo a Escola, enquanto elemento privilegiado de transmissão de conhecimento e aquisição de competências, reveste-se de vital importância para a promoção de uma cultura empreendedora.”