18 Mar. 2014

Município de Tondela promoveu formação em Poda e Enxertia em Viticultura

O Município de Tondela promoveu entre os dias 26 de fevereiro e 12 de março uma formação de Poda e Enxertia em Viticultura.
Esta formação foi ministrada pela Adices, numa parceria com a Câmara Municipal de Tondela e a Confagri.

O público- alvo desta iniciativa foram os ativos desempregados do concelho, tendo participado nesta ação 15 formandos, que tiveram desta forma a oportunidade de aceder a uma formação de componente técnica e prática.
Com esta formação os participantes ficaram dotados das seguintes competências:
• Identificar as épocas adequadas para a realização da poda e da enxertia e as diferentes técnicas utilizadas;
• Executar os diferentes tipos de enxertia em viticultura;
• Executar os diferentes tipos de poda em viticultura;
• Executar a empa e as intervenções em verde.
O Município de Tondela congratula-se pelo sucesso desta ação, continuando determinado em criar condições e em capacitar recursos humanos para que possam enfrentar as novas dinâmicas do desenvolvimento rural e local. Assim, neste contexto, o Município continuará a desenvolver ações que visam, entre outros objetivos, a promoção dos saberes e produtos locais. Para tal, brevemente, será dado início a um novo conjunto de iniciativas, nomeadamente na divulgação, preservação e promoção da Laranja de Besteiros, produto diferenciador do nosso concelho e com características únicas.