26 Mar. 2014

AÇÃO DE REFLORESTAÇÃO DA SERRA DO CARAMULO UMA INICIATIVA DE SUCESSO

No passado sábado, dia 22 de março, a Câmara Municipal de Tondela realizou a 1ª ação de reflorestação da serra do Caramulo, que contou com a presença de cerca de mil voluntários inscritos na plataforma “ Plantar o Caramulo”.

Nem a chuva e o frio arrefeceu o entusiasmo dos voluntários, que começaram a reunir-se cerca das 9h00 nos vários locais de plantação das Freguesias do Guardão, S. João do Monte e Mosteirinho, Caparrosa e Silvares e Santiago de Besteiros.
Já o Sr. Presidente da Câmara, Dr. José António de Jesus, que se encontrava junto ao Museu do Caramulo, mostrou o seu contentamento pela fantástica adesão de todos neste importante movimento, agradecendo e elogiando a grande força do movimento cívico e voluntário do concelho e da região.
Com o objetivo de pintar a serra do Caramulo de verde, voluntários abriram buracos e colocaram dez mil árvores nos vários locais, onde no verão passado ardeu uma área superior a 60 quilómetros quadrados.
Neste projeto, a Autarquia tem como parceiros as Juntas de Freguesias, o Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro, o Centro de Estudos e de Interpretação da Serra do Caramulo, os Bombeiros Voluntários de Tondela e Vale de Besteiros, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Guarda Nacional Republicana, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Regimento de Infantaria de Viseu nº14, Movimento Cívico para a Reflorestação da Serra do Caramulo, PaulosAuto e Nutrofertil.
O Presidente da Câmara de Tondela, Dr. José António de Jesus, integrou um dos grupos que plantou árvores na Freguesia do Guardão, numa área próxima dos viveiros, que por duas vezes foi fustigada pelos incêndios no verão passado. “Vamos ao trabalho”, foram palavras que o autarca dirigiu aos voluntários com grande entusiasmo e satisfação. “Temos mais de três mil árvores, o que quer dizer que, à partida, cada um pode plantar dez a quinze. Só no fim disso é que se dá o trabalho por realizado”, disse o autarca ao seu grupo, que integrava militares do Regimento de Infantaria 14, Guias, Escuteiros, elementos da Autoridade Nacional da Proteção Civil, CDOS Viseu, GNR e bombeiros.
Para Dr. José António de Jesus, pintar a serra novamente de verde é o mote que não se esgotará naquele dia, nem naquele momento. Será o início de várias outras iniciativas neste âmbito, e que espera contar com a grande adesão da população e outras entidades tal como nesta primeira ação. A participação dos voluntários excedeu as expetativas, permitindo deste modo que fossem plantadas dez mil árvores, mais quatro mil além das anunciadas aquando da apresentação do programa.