15 maio 2014

Município de Tondela promoveu Seminário “Agricultura, uma raiz de oportunidades”

No âmbito do recém-criado pelouro do Desenvolvimento Rural, a Câmara Municipal de Tondela organizou, no passado dia 10 de maio, no Auditório Municipal de Tondela, o Seminário intitulado “Agricultura – uma raiz de oportunidades”.

Os temas apresentados neste seminário foram bastante abrangentes, salientando-se as temáticas relacionadas com a agricultura de modo biológico e de modo integrado, os setores hortícola e frutícola, o cooperativismo e os apoios no âmbito do novo Quadro Comunitário.
De igual forma, foram também abordados os projetos que o Município está desenvolver nesta área, nomeadamente a promoção do produto endógeno “Laranja de Besteiros” e o apoio ao cooperativismo local.
Das diferentes intervenções, destaca-se o testemunho do Eng.º António Mendes, que, colaborando ativamente com o Pelouro do Desenvolvimento Rural, tem acompanhado as visitas realizadas aos laranjais, nas Freguesias de Castelões e Santiago de Besteiros, com o objetivo de recuperar e potenciar a tão diferenciada Laranja de Besteiros, produto de excelência do território.
O Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António Jesus, encerrou o seminário reafirmando a necessidade de se impulsionar o desenvolvimento rural, considerando que “olhar para a agricultura não é um retrocesso, mas sim um grande avanço”. “É necessário valorizar alguns setores da agricultura, não da perspetiva de subsistência, mas sim na vontade de lhe dar valor acrescentado”.
O autarca acrescentou também que a inovação, o empreendedorismo e o associativismo ganham uma importância maior, pois “só por esse caminho poderemos fixar pessoas, valorizar recursos, para despois ganhar escala económica e ganhar riqueza através da agricultura".