10 Jul. 2014

Inauguração da Zona de Lazer da Praia Fluvial de Ferreirós do Dão

No passado dia 6 de julho foi inaugurada a Zona de Lazer da Praia Fluvial de Ferreirós do Dão. Esta obra, cujo investimento rondou os 100 mil euros, foi financiada pelo “PRODER”, através da ADICES, e pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia.
Num trabalho e esforço colaborativo entre instituições, nomeadamente o Município de Tondela e a Junta de Freguesia de Ferreirós do Dão, foi possível concretizar este investimento, que se traduziu na criação e requalificação deste espaço de lazer, campo de jogos e área de apoio a parque de merendas.

A cerimónia de inauguração começou com o período de intervenções, tendo o Presidente da Junta, Luciano Costa, usado da palavra, começando por salientar a grande importância do Rio Dão e do lugar onde se localiza a Zona de Lazer, “agora e em boa hora, requalificada”. Neste contexto, agradeceu o empenho e o compromisso do Município, na pessoa do seu Presidente, na realização e concretização deste projeto.
Na sua intervenção, o Presidente da Junta agradeceu também ao presidente da Associação “Inubar e Aventura” que escolheu Ferreirós do Dão para a realização do seu primeiro encontro, facto que contribuiu para que mais de 1000 pessoas tenham visitado aquele espaço durante o fim-de-semana e para a divulgação do nome e Freguesia de Ferreirós do Dão
Seguidamente usou da palavra a Drª Regina Pinto, representante da ADICES, que referiu a importância deste projeto, uma vez “que traduz aquilo que acontece quando as organizações se unem em volta de objetivos e propósitos comuns”. “Estas iniciativas locais têm um grande impacto para as populações e permitem que as comunidades levem mais longe os seus objetivos ao nível do desenvolvimento económico, bem como a nível da componente de lazer”.
A terminar o período de intervenções, usou da palavra o Presidente do Município, Dr. José António Jesus, que começou por dizer que “quando não soubermos valorizar o que temos, nunca saberemos dar valor às nossas populações. Quando há um ano atrás, num trabalho colaborativo com a Junta de Freguesia, na pessoa do seu Presidente, foi acordada, depois de outros investimentos, a realização desta obra, sabíamos que esta mesma obra muito ia honrar esta Freguesia, tornando este espaço numa das maiores salas de visita do nosso concelho”.
Acrescentou também que não seria pelo facto desta Freguesia estar no limite do concelho que o Município deixaria de promover este investimento, pois constitui “acima de tudo uma valorização deste património milenar, que tão emblemático é para o nosso concelho”.
O Presidente da Câmara referiu ainda que, associado a este investimento, “vem uma nova responsabilidade, a de ajudar a preservar o espaço, a cuidá-lo, a torná-lo sempre atrativo, pelo que todos devemos ser vigilantes. Estamos orgulhosos pela obra realizada, que inclui a iluminação da ponte romana, património também valioso do nosso concelho”.
Por fim, acrescentou que “queria agradecer a confiança dada e que nos possibilita trabalhar na construção de uma região de bem-estar, que muito nos orgulha, e esse orgulho está em cada um dos nossos concidadãos”.
A cerimónia terminou com o descerrar das placas evocativas desta inauguração.