28 Jul. 2014

Inauguração da Requalificação do Pavilhão Multiusos e Largo do Terreiro de Parada de Gonta

No passado dia 26 de julho foi inaugurada a Requalificação do Pavilhão Multiusos e Largo do Terreiro de Parada de Gonta. Esta obra, cujo investimento rondou os 130 mil euros, foi financiada pelo “PRODER”, através da ADICES, e pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia.

Num trabalho e esforço colaborativo entre instituições, nomeadamente o Município de Tondela e a Junta de Freguesia de Parada de Gonta, foi possível concretizar este investimento, que se traduziu na requalificação destes espaços emblemáticos da Freguesia.
A cerimónia de inauguração teve início com a bênção realizada pelo Padre Neri junto à placa evocativa desta cerimónia. De seguida, procedeu-se ao descerramento da placa pelo Presidente do Município, Dr. José António Jesus, e pelo Presidente da Junta, Luís Pereira, acompanhados por dois elementos que acrescentaram um simbolismo muito particular a este momento, a D. Maria Cristina, pessoa mais velha presente, e o Rodrigo, o elemento mais novo.
Seguidamente, já dentro do Pavilhão Multiusos, teve lugar o período de intervenções. O Padre Neri realizou nova bênção, a que se seguiu a intervenção do Presidente da Junta, Luís Pereira, que começou por realçar a importância desta obra para a Freguesia, no ano em que esta assinala os seu 130 anos de vida, nomeadamente por constituir um espaço onde os sonhos e as ações dos Paradenses e das suas associações poderão ganhar vida e projeção. No seu discurso, lembrou todos aqueles que contribuíram para a concretização deste investimento, deixando um agradecimento particular ao Município de Tondela, na pessoa do seu Presidente.
A terminar o período de intervenções, usou da palavra o Presidente do Município, Dr. José António Jesus, que começou por partilhar a satisfação da autarquia em poder contribuir para a requalificação deste espaço, e consequentemente, para a promoção da qualidade de vida dos habitantes de Parada de Gonta. Recordou também o processo que teve início há quase uma década com a aquisição do então denominado Solar da Fonte Figueira e que permitiu que, hoje, os Paradenses pudessem estar a usufruir daquela obra, fruto de um projeto sólido, consistente e responsável.
O Dr. José António Jesus realçou também o bom entendimento e capacidade colaborativa entre o movimento associativo da Freguesia que permitirá que toda a Freguesia e associações possam beneficiar daquele investimento, embora exista um protocolo de comodato com a ASSODREC, que continuará a ter a posse plena do espaço, mas cuja gestão passa a estar aberta a todas as instituições da Freguesia. Por fim, salientou que vivemos “tempos de dificuldades, tempos onde nós devemos fazer bem, mas aquilo que é feito tem de estar ao serviço de todos.”
Depois do período de intervenções, foram cantados os Parabéns à Freguesia de Parada de Gonta, tendo-se seguido momentos de confraternização e animação, abrilhantados pelo Grupo de Cantares de Caparrosa.