06 Ago. 2014

“A Vila em Festa – festival da Juventude de Tondela” anima Lajeosa do Dão no próximo fim-de-semana

Mais um ano decorre em Lajeosa do Dão “A vila em festa – festival da juventude de Tondela”, tendo como principal objetivo a dinamização da região de Tondela, Viseu, Nelas, Mangualde e Carregal do Sal, bem como a aproximação a estas regiões.

É também uma forma de animação social e diversificação cultural colocada à disposição dos cidadãos residentes no concelho e uma semente de orgulho para emigrantes e descendentes que estão presentes nesta altura do ano. Pretende ser simultaneamente um veículo para a divulgação do que de melhor se faz na Vila de Lajeosa do Dão e das riquezas que possui.
A organização é da responsabilidade do movimento associativo da freguesia da Lajeosa do Dão, tendo como parceiros a Junta de Freguesia de Lajeosa do Dão e a Câmara Municipal de Tondela.
O formato do evento mantém-se inovador e diferenciador, afastado das típicas festas populares, e com um ambiente inspirado no espírito característico dos festivais de Verão. Funciona, no entanto, como uma ponte entre a ruralidade ainda enraizada nas gentes da Vila e a Urbanidade tão característica da vida moderna dos jovens.
O evento tem a duração de 3 dias, sendo realizado nos dias 8, 9 e 10 de Agosto. Apresenta uma programação crescente e abrangente. Na sexta-feira pelas 22h tem lugar um arraial popular com a atuação da Banda S interrompido pelo concerto da artista Micaela por volta das 23h.
 No Sábado às 20h tem lugar um festival de Folclore, seguindo-se a atuação de Brito Ventura e os Dessalinhados às 22h30, banda com forte presença nas bandas sonoras da ficção nacional. Seguidamente a banda sensação dos tops de rádios nacionais We Trust sobe ao palco por volta das 23h30 para um concerto que promete ser memorável. A noite termina na zona de bares com actuação do Dj mais novo de Portugal, PPKool.
No Domingo, pelas 23h, o palco será de Miguel Araújo, o guitarrista dos Azeitonas que se revelou a solo com o êxito “Os Maridos das Outras”, está de volta com novo CD e com novos êxitos. Mas antes às 22h o duo Latino’s World Fusion vai aquecer a noite com música latina e contemporânea.
Paralelamente, decorrerão outras atividades tais como animação de rua, insufláveis, torneio de futebol com final no Sábado às 20h, Crossfit na Sexta às 20h, Zumba no Sábado às 17h e BodyPump no Domingo também às 17h.
Esperam-se durante os 3 dias cerca de 15000 pessoas que poderão ainda visitar stands culturais, expositores e provar a gastronomia local. Os visitantes poderão disfrutar de um fim-de-semana diferente, aproveitando para visitar alguns pontos de interesse da Vila, nomeadamente as Termas de Sangemil, a praia fluvial, a Anta da Arquinha da Moira, o Miradouro do Penedo, entre outros mais.
A entrada é livre e a festa promete ser animada, não há motivos para faltar. Se quiser saber mais visite o site www.avilaemfesta.com  ou pesquise no facebook por “A vila em festa”.