18 Set. 2014

Ficton 2014 - a afirmação da vitalidade do concelho de Tondela

A inauguração da edição da 22ª Ficton teve lugar no passado dia 12 de setembro e contou com a presença da Prof Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, para além de outras entidades oficiais.

A cerimónia teve início com um jantar ao ar livre, onde se associaram centenas de tondelenses, que participando na inauguração, festejaram também a já conhecida Festa do Frango, num formato diferente do habitual, proporcionando um convívio informal entre os presentes.
Depois do jantar o Sr. Presidente do Município, Dr. José António Jesus, anunciou o início oficial da Ficton, salientando na sua intervenção o facto deste certame projetar “de forma significativa o dinamismo e a vitalidade das nossas gentes e afirmar a capacidade empreendedora da indústria, do comércio e dos serviços do nosso concelho.”
Acrescentou ainda que “a marca diferenciadora da Ficton (…) é o facto desta feira ser um espaço onde se cruza a dinâmica do movimento associativo, cultural, desportivo, humanitário e social do concelho, mas também, a projeção de novas áreas de desenvolvimento associadas à valorização dos produtos locais, do artesanato e da gastronomia. Durante estes dias a Ficton é o espelho do desenvolvimento económico, social e cultural de um território”, destacando ainda “ a dimensão dos grandes e inigualáveis homens e mulheres que fazem da generosidade a arma de trabalho”.
De seguida, usou da palavra a Drª Ana Abrunhosa que sublinhou que “estes eventos são importantes para a promoção das atividades das regiões e de grande relevância para a promoção dos territórios. São momentos de afirmação e de manifestação do saber, que têm claros benefícios do ponto de vista cultural e social”.
Depois deste período de intervenções, e em pleno recinto, assistiu-se ao espetáculo de fogo-de-artifício que assinalou de forma especial o início das Festas do Concelho de Tondela.
Já dentro do pavilhão, o Presidente da Câmara deu a conhecer o stand do Município, bem como o vídeo oficial de promoção do concelho. Seguiu-se uma visita à feira e aos seus 170 expositores, que incluem empresas, comércio e serviços, instituições do concelho e Juntas e Uniões de Freguesia.
O dia de sábado, 13 de setembro, foi um dia marcado pelas atividades desportivas: a 2ª Caminhada Labesfal / Fresenius Kabi, a III Edição do Torneio de Futebol Sub-10 e o jogo entre as seleções de Portugal e Macedónia de apuramento para o Campeonato de Europa de Futebol Feminino.
No domingo, dia 14, decorreram as cerimónias de comemoração do 32º Aniversário da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, bem como a inauguração do Arquivo Municipal. O dia 15, segunda-feira, ficou marcado pela sessão de entrega de prémios aos melhores alunos das Escolas do 2º e 3º Ciclo, Secundárias e Profissional de Tondela. Esta cerimónia foi abrilhantada com a atuação do Grupo Coral e Instrumental do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo.
O último dia da Ficton 2014 foi preenchido de vários momentos de uma carga simbólica muito forte. No dia em que se comemora o Feriado Municipal, assinalam-se também as festividades de Stª Eufémia e o aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tondela, que este ano comemoram 91 anos.
O dia teve início com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, a que se seguiu momento semelhante no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Tondela e a romagem ao cemitério.
No âmbito das comemorações religiosas, e com uma grande participação popular, realizou-se a missa solene, seguida da habitual procissão em honra de Santa Eufémia.
No quartel dos BVT, teve lugar, pelas 15 horas, a sessão solene evocativa do 91º aniversário desta corporação.
O Feriado Municipal ficou também assinalado pela transmissão em direto, a partir do espaço da Ficton, do programa “Verão Total” da televisão pública portuguesa. Ao longo de várias horas, o concelho de Tondela deu-se a conhecer nas suas múltiplas facetas, desde as artes e ofícios, ao património, passando pela gastronomia, desporto, turismo, cultura, desenvolvimento económico e história local.
Ao longo de todos os dias da Ficton foi possível assistir a atuações musicais de grande qualidade, pois para além dos artistas de renome nacional, atuaram grupos locais, apresentando um repertório abrangente e capaz de satisfazer públicos diversificados.
Após mais uma edição de sucesso da Feira Industrial e Comercial de Tondela, fica a convicção e a determinação do Município em continuar a fazer desta festa o grande evento de promoção e projeção do concelho, continuando a aliar a tradição à modernidade, divulgando o que de melhor se faz e constrói neste território no domínio empresarial, social e cultural e associativo, numa afirmação crescente de liderança.