10 Out. 2014

Dia Mundial do Animal assinalado em Campo de Besteiros

No dia 7 de outubro, os Serviços de Coordenação e Controlo Higio-Sanitario do Município de Tondela, em colaboração com o Destacamento Territorial de Santa Comba Dão, através da Secção de Programas Especiais, Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente, Posto Territorial de Campo de Besteiros, Binómio Cinotécnico com a valência de deteção de drogas/armas do Comando Territorial de Viseu e a patrulha a cavalo do Posto Territorial de Viseu comemoraram o Dia Mundial do Animal no campo de futebol de Campo de Besteiros.

A atividade foi dirigida às crianças que frequentam o pré-escolar e o 1.º ciclo, assim como aos utentes das Instituições de Solidariedade Social (ASSOL e VÁRIOS).
As patrulhas de cinotécnica e cavalaria realizaram demonstrações, mostrando às crianças a importância dos cães e dos cavalos nas suas diferentes áreas de intervenção. A patrulha de cavalaria facultou a oportunidade de toda a plateia poder montar a cavalo, tendo proporcionado momentos únicos que vão certamente ficar na memória de cada um.
As crianças tiveram também a possibilidade de conhecerem a Lucky e a Nina, duas cadelas do Canil Municipal, e neste caso específico dos animais de estimação, fomentou-se também a importância da sua posse responsável, motivando as crianças a adotarem uma sólida cultura de responsabilidade e plena consciência do que são os direitos dos animais.
Estas ações visam sobretudo ajudar as crianças a desenvolverem valores fundamentais como o respeito por todos os seres que a rodeiam, acreditando ser este o mesmo caminho que leva ao respeito pelo próprio ser humano.