22 Out. 2014

Tondela prestou homenagem aos combatentes da 1ª Grande Guerra

No ano em que se evoca o centenário, Tondela prestou homenagem aos combatentes mortos na Grande Guerra que assolou a Europa no início do seculo XX (1914-1918).

A cidade de Tondela possui um dos mais significativos monumentos de homenagem a esses mortos, e foi junto a este local que decorreu no passado dia 18 de outubro o primeiro momento de evocação a esta data.
Assim, estiveram presentes diversas entidades, salientando-se o Presidente da Direção do Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes, Tenente-Coronel José Tomás, o Presidente do Município, Dr. José António Jesus, o presidente da Assembleia Municipal, Engº Carlos Cunha, o Presidente da Direção da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, uma força de militares do Regimento de Infantaria de Viseu e o comando da GNR de Tondela.
Usaram da palavra o representante da Liga e o presidente da autarquia, que nas suas intervenções recordaram o importante significado que este acontecimento teve na história contemporânea europeia e portuguesa, com reflexos que ultrapassaram o campo militar, destacando a bravura daqueles que na altura se bateram em terras de Flandres e aí perderam a vida. O momento de intervenções foi concluído com a leitura de uma mensagem do Presidente da república, Aníbal Cavaco Silva, tendo, de seguida, ocorrido a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento.
Seguidamente, ocorreu a romagem ao Cemitério Municipal, onde estão depositados os restos mortais de soldados combatentes na 1ª Grande Guerra e na Guerra do Ultramar. Nesse espaço, foi novamente prestada homenagem aos combatentes com a deposição de uma nova coroa de flores.
O Talhão da Liga dos Combatentes foi alvo de obras de requalificação e beneficiação por parte do Município de Tondela, que trouxeram maior dignidade àquele espaço, facto elogiado pelo Presidente do Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes.