02 Mar. 2015

Gastronomia Local e as Virtudes do Barro Negro de Molelos

No dia 23 de fevereiro, o Município promoveu uma mostra gastronómica que aliou chefes de cozinha de renome nacional e internacional, galardoados com as famosas estrelas Michelin, e o Barro Negro de Molelos.

Numa estratégia de promoção e divulgação dos produtos e dos artesãos locais à escala nacional, os oleiros foram convidados a criarem pratos de mesa onde foi servido, por exemplo, o nosso caraterístico cabrito.
Na visita efetuada às olarias, os chefes tiveram oportunidade de conhecer as virtudes do Barro Negro de Molelos na confeção e as suas potencialidades no que respeita à criação de peças exclusivas, não só ao nível de loiça utilitária, mas também decorativa. Assim, pretende-se que esta iniciativa, para além de promover o território, se constitua como alavanca para futuras oportunidades de negócio e comercialização de produtos endógenos.
Esta ação culminou na realização de um jantar que contou também com a presença do Secretário de Estado da administração Local, António Leitão Amaro, e do Ministro-adjunto do Desenvolvimento Rural, Miguel Poiares Maduro, que ao apadrinhar este evento, deu um sinal de reconhecimento e valorização ao que é nosso.