10 maio 2015

1.ª Mostra de Práticas de Voluntariado do Concelho de Tondela

O Município de Tondela iniciou em 2011 o processo de implementação do Banco Local de Voluntariado (BLV), estrutura concelhia que surgiu por deliberação do Concelho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), entidade que coordena e apoia o processo de constituição dos BLV.

Este apresenta-se como uma estrutura facilitadora do voluntariado que promove a oferta e a procura do voluntariado, acolhendo os pedidos das pessoas interessadas em realizar voluntariado, encaminhando-as para as entidades que as vão receber. Tem a responsabilidade, através da sua entidade enquadradora, a Câmara Municipal de Tondela, de criar os meios próprios no sentido de divulgar e promover o Voluntariado no concelho.
Assim, realizámos em 2012 uma Acão de Sensibilização tendo vindo a posteriori a realizar reuniões parcelares com as Juntas de freguesia, IPSS e Associações com o intuito de mobilizar estas entidades para apresentarem projetos de voluntariado. Em 2013 realizámos a 1.ª Ação de Formação Geral para Voluntários, estando de momento a decorrer a integração dos voluntários certificados, nas entidades promotoras. A 2.ª Ação de Formação Geral para Voluntários decorrerá no dia 14 de maio de 2015.

No âmbito das atividades realizadas pelo BLV, irá realizar-se no dia 15 de maio a 1.ª Mostra de Práticas de Voluntariado, pretendendo-se sensibilizar, divulgar e dinamizar o Banco Local de Voluntariado de Tondela, partilhar práticas de intervenção, dando a conhecer os diversos projetos de voluntariado existentes e apresentando também as diversas iniciativas de voluntariado no concelho nas mais variadas áreas.
Esta ação irá decorrer no Auditório Municipal de Tondela, a partir das 14 horas.
Consulte aqui o programa e faça a sua inscrição!