25 maio 2015

Mercado Municipal de Tondela foi inaugurado

A inauguração do novo Mercado Municipal de Tondela decorreu no passado dia 22 de maio, depois de cerca de 5 anos de inatividade.

Numa obra orçada em meio milhão de euros, o concelho de Tondela passa a ter disponível um espaço de qualidade, que dignifica a cidade e onde o desenvolvimento da economia local tem lugar privilegiado.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, que apadrinhou e testemunhou este momento de grande relevância para aquele que também é o seu concelho.
Na sua intervenção, o Presidente do Município, José António Jesus, começou por pedir desculpas pelo atraso desta obra de requalificação que tantos constrangimentos trouxe aos agentes económicos ali sediados, bem como à população que usufruía dos serviços instalados no antigo Mercado.
A obra teve um “percurso difícil. O histórico desta empreitada inclui alguns contratempos, nomeadamente relacionados com as debilidades das empresas a quem, sucessivamente, foi adjudicada esta obra. Após mais de dois anos de indefinições, de atrasos e de alterações do projeto, face à fragilidade estrutural do antigo edifício, após retirada da obra do projeto inicial da regeneração urbana, e lançamento de novo concurso, chegados a novembro de 2013, este executivo camarário decidiu chamar a si a posse administrativa da obra, após mais um incumprimento por parte do último empreiteiro. “
Acrescentou ainda que “foi por este sentimento de justiça que tomei como uma das primeiras prioridades da Câmara, a seguir às últimas eleições autárquicas, a procura da solução que viesse a ultrapassar a situação confrangedora que então se vivia. E por isso, como já referi, outra decisão não havia do que retirar o anterior empreiteiro desta obra.”
Neste espaço comercial ficarão instalados 12 espaços comerciais (5 peixarias, 3 talhos, 2 charcutarias, 1 frutaria, 1 bar / padaria) e 20 bancas de venda de produtos hortícolas e frutícolas que, não carecendo de um espaço individualizado e sectorizado e com as normas técnicas de exigência a nível da salubridade e higiene, asseguram aqui também o seu próprio espaço.
A primeira prioridade será acolher os comerciantes que tinham o seu negócio já no antigo Mercado, e posteriormente, existindo espaços sobrantes, será aberto concurso para ocupação de espaços sobrantes.
O novo Mercado Municipal de Tondela irá acolher novas valências. O Presidente da autarquia referiu a intenção de alargar este espaço “para além das atividades regulares, abrindo-se assim um espaço para atividades complementares e para a promoção de recursos endógenos, seja nos produtos agrícolas locais, seja no artesanato, ou noutras áreas de produtos de excelência. Iremos definir, em colaboração com os comerciantes, uma programação de atividades que agreguem iniciativas, diversificando a oferta sem comprometer a qualidade, atraindo pessoas aos espaços tradicionais. “
Na sua intervenção o Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, destacou a intervenção firme da autarquia de Tondela em concretizar este projeto, salientando que “quando um equipamento nos faz viver e trabalhar melhor, é razão de grande satisfação. Sinto muito orgulho pelo que fizeram pela nossa terra”, concluiu.
A cerimónia de inauguração terminou com uma visita ao espaço, e com a degustação de alguns produtos locais.