17 Jul. 2015

A celebração de 500 anos de história que perdurará na memória

No passado dia 14 de julho comemoram-se os 500 anos da outorga do Foral ao Concelho de besteiros. As iniciativas de celebração da atribuição da carta de foral pelo Rei D. Manuel I em 14 de julho de 1515 tiveram o seu ponto alto 5 séculos depois com um conjunto de ações simbólicas e representativas da importância histórica deste documento e do sentir coletivo das gentes de Besteiros.

Neste dia, a reunião de Câmara decorreu no espaço do Arquivo Municipal de Tondela, onde decorre a exposição “Forais Manuelinos”, que tem patente os documentos originais do Forais de Besteiros, de Mouraz e do Guardão (estes últimos do ano de 1514).
A sessão solene evocativa desta efeméride teve lugar no Auditório Municipal, onde decorreu a palestra “O Foral de Besteiros no âmbito da Reforma Manuelina”, proferida pelo Dr. Jorge Adolfo Marques, preleção muito interessante e esclarecedora dos direitos e deveres dos moradores do concelho, expressos na carta de Foral de D. Manuel, para além do enquadramento geral feito relativamente à informação existente e documentada sobre este território e a sua história. Neste contexto, salienta-se que a primeira referência ao castelo de Besteiros, sob a proteção do alcaide Mido, remonta a 1103, século XII e, em 1112, a 1.ª referência à terra de Besteiros, que tinha um tenente às ordens do senhor da terra, referido, em documentos oficiais, como “tenente de Besteiros”.
Seguidamente usou da palavra o Presidente do Município, José António Jesus, que começou por agradecer a disponibilidade e a qualidade da palestra, que muito contribuiu para a contextualização deste dia e da simbologia que lhe está associada.
O autarca referiu ainda que “chegados aos limites territoriais que conhecemos hoje, e reconhecendo e valorizando a importância histórica da outorga deste Foral às Terras de Besteiros, permitam-me acrescentar que celebramos hoje também o sentido de união e autenticidade do nosso território, que se expressa no carater generoso, solidário, empreendedor, lutador e criativo das nossas gentes, e que, ao longo destes anos, tem contribuído para a afirmação liderante do nosso concelho, e que o posiciona num patamar de excelência.”
O Dr. José António Jesus mencionou também que “a construção deste programa envolveu as instituições locais, nomeadamente o movimento associativo e as Freguesias, com o objetivo de agregar ideias, vontades, ações, fazendo desta comemoração um verdadeiro evento concelhio e voltado para as nossas gentes. Na verdade, tal como outrora, a comemoração da atribuição do Foral revestiu-se de um caráter agregador, em que o sentir coletivo de um território foi a alavanca para a construção de um caminho comum.”
Concluiu a sua intervenção afirmando que “somos terra de besteiros, em que as nossas bestas, as nossas armas de afirmação, são hoje a nossa capacidade de agregar vontades, de acolher oportunidades, de valorizar os recursos e de reforçar a nossa singularidade, construindo e promovendo sempre uma região de bem-estar.”
Esta sessão fechou com a atuação brilhante do grupo “Bardus” da Casa do Povo de Tondela.
Este dia terminou de forma completamente inédita com o Concerto 500 Anos AO TOM D’ELA, que juntou em palco os tondelenses de origem e de coração Ana Bacalhau, Filipe Melo e Samuel Úria, no Largo Dr. Anselmo Ferraz de Carvalho, frente ao Tribunal.
Milhares de pessoas assistiram a este espetáculo de energia, cor e diferentes sonoridades. Mas todas elas unidas AO TOM D’ELA, numa expressão de orgulho em pertencer a este território que cada dia se afirma mais em diferentes domínios: económico, desportivo e cultural.
Foi um momento único de celebração do sentir coletivo das gentes de Besteiros, com uma qualidade artística excecional, a que se juntaram músicos locais, nomeadamente o Grupo Coral da Casa do Povo de Tondela, o Grupo Coral e Instrumental do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, Pedro Santos, A Cor da Língua ACERT e Filarmónica Tondelense.