31 Ago. 2015

Conferência de Imprensa de apresentação da 10ª edição do Caramulo Motorfestival

Decorreu hoje, dia 24 de agosto, no 1º piso do Museu de Arte do Caramulo a conferência de imprensa de apresentação da 10ª edição do Caramulo Motorfestival, que decorrerá nos próximos dias 4, 5 e 6 de setembro na vila do Caramulo.

O diretor do Museu do Caramulo, Tiago Patrício Gouveia, deu início à conferência de imprensa referindo-se ao facto deste evento ter captado ao longo dos anos um grande número de visitantes, que edição após edição, vêm contribuindo para o sucesso desta iniciativa com impacto no concelho e em toda a região centro.

Como é tradição, os três dias do festival incluem a Rampa Histórica do Caramulo, a feira de automobilia, "que já está esgotada", e vários passeios, concentrações e ralis, referiu Tiago Patrício Gouveia.

Haverá concentrações de vespas, de bicicletas antigas e de automóveis e motociclos clássicos, entre outras, e será possível assistir a acrobacias aéreas de aviões clássicos, a cargo do Aero Clube Vintage e do Aero Fenix.
"Este ano houve um reforço no grupo de pilotos convidados, a começar pelo Pedro Lamy, um dos mais importantes da atualidade e ainda no ativo", frisou Tiago Patrício Gouveia, sendo que à serra do Caramulo regressam também este ano os pilotos Rui Madeira, André Villas-Boas, Ernesto Neves, Rodrigo Correia e a KS Team of Portugal.
"Este ano não teremos o Campeonato Nacional de Montanha, porque tem estado a ganhar cada vez mais força e mais participantes e já estávamos com dois eventos grandes demais para fazer em conjunto", justificou, acrescentando que o campeonato se realizará no fim de semana seguinte.
Por fim, mencionou o facto da realização deste evento contribuir para a economia local, nomeadamente na área da hotelaria, estando os alojamentos do concelho com a lotação esgotada.
À 10ª edição do caramulo Motorfestival junta-se uma novidade no domínio do alojamento, e que vem na sequência do projeto da engenheira do ambiente Marta Antunes, jovem que faz parte do primeiro grupo de empreendedores do Tondela+10 – Projeto de (Des)envolvimento do Concelho de Tondela – e que irá proporcionar um novo conceito de alojamento temporário denominado de "glamping" (glamour mais camping) e cujas reservas já se encontram disponíveis.
O Presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, salientou a importância deste evento, em particular para a memória coletiva associada ao desporto automobilístico. Neste domínio, o Caramulo Motorfestival é o grande evento da região centro pois agrega a componente desportiva, a diversidade de públicos e a mostra dos recursos locais, facto que em muito contribui para a afirmação da região e para o aumento da procura turística por parte de nacionais e estrangeiros.
Seguidamente usou da palavra o Presidente do Município de Tondela, José António Jesus, que começou por evidenciar a importância da marca “Caramulo” nas suas vertentes de turismo de saúde e bem-estar, turismo de desporto e aventura e de turismo associado ao automóvel e arte, através, nomeadamente, do Museu do Caramulo.
Estes fatores de atração são a marca da unicidade e singularidade da região, pelo que o evento “Caramulo Motorfestival”, promovendo o turismo automóvel é um dos pilares para "aprofundar estratégias que venham a potenciar os recursos locais" em que o Caramulo é único.
O Presidente da Câmara de Tondela lembrou ainda a importância de se ter alcançado o objetivo de reabrir o Hotel do Caramulo, resultado que foi obtido através de um processo negocial discreto e colaborativo, em que as entidades envolvidas, nomeadamente o Município, se reuniram de forma a definir uma estratégia duradoura de projeção das potencialidades da Serra do Caramulo.
O autarca relembrou as últimas duas edições deste evento, considerando provado que o Caramulo Motorfestival já "está enraizado", porque nem os incêndios de 2013, que destruíram as paisagens da serra, nem o mau tempo sentido em 2014, demoveram os participantes. “A Câmara continuará a afirmar o seu papel de parceiro, assumindo o compromisso de empreender conjuntamente com a organização do evento iniciativas que possam potenciar recursos e aprofundar estratégias que permitam dar ainda maior amplitude ao troço da rampa do Caramulo e maior regularidade à sua utilização no âmbito do desporto automóvel”, acrescentou.
José António Jesus concluiu mencionando que “setembro é o mês de afirmação regional do concelho de Tondela”, salientando para além do Caramulo Motorfestival, a realização da Ficton, acrescentando que “a capacidade de organização e a parceria das diferentes entidades, agregando as forças deste território constituem a marca identitária desta montanha de potencialidades que é o Caramulo”.