25 Nov. 2015

Medidas fiscais baixam ainda mais o valor do IMI no concelho de Tondela

Foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara do dia 10 de novembro e em Assembleia Municipal no passado dia 16 a aplicação da redução do Imposto Municipal sobre Imóveis para famílias com 2 ou mais filhos.

Assim, haverá lugar a uma redução de 15% para as famílias com 2 filhos e de 20% para famílias com 3 ou mais filhos a aplicar na liquidação do imposto de 2015, a pagar no ano 2016.
O Município comunicará à autoridade tributária a redução do IMI para estas famílias, que depois serão informadas do que terão de pagar com o desconto processado de forma "automática", sem quaisquer burocracias ou necessidade de intervenção por parte das famílias beneficiárias.
Este desagravamento fiscal permitirá sobretudo aliviar os encargos das famílias mais numerosas do concelho, e constitui uma medida de diferenciação positiva, somando-se a outros apoios já existentes nas áreas da educação e da ação social desenvolvidos pelo Município.
A implementação desta medida decorre também do equilíbrio financeiro do Município e da sua boa gestão de recursos, esforço que visa sobretudo alcançar a meta de um desenvolvimento sustentável e assente numa visão de coesão e justiça social para o nosso concelho.
A esta decisão acresce ainda o facto de ter sido revisto pela Autoridade Tributária e Aduaneira o zonamento municipal que vem alterar o valor do coeficiente de localização dos imóveis do concelho, facto que se reflete no valor patrimonial tributável e, consequentemente, no valor de IMI a pagar.
Recordamos que o valor da taxa de IMI do Município de Tondela se encontra no montante mínimo previsto por lei, e tendo o coeficiente de localização baixado em média em 5%, o valor tributável dos diferentes imóveis passa a ter uma avaliação inferior em relação à que, até agora, existia, o que constitui um forte contributo para promover maior apoio às famílias.