09 Mar. 2016

Seminário “A Floresta Somos Nós!”

No próximo dia 19 de março, no período da manhã, irá realizar-se no Auditório Municipal de Tondela, o Seminário “A Floresta Somos Nós” com o objetivo de efetuar uma reflexão científica e pedagógica sobre a floresta, enquanto garante da sustentabilidade ecológica do planeta e da sua biodiversidade, sobre a especificidade da Serra do Caramulo e sobre projetos de educação ambiental.

Como momento de abertura do seminário será também apresentado o projeto “Renascer das Cinzas”, bem como todas as ações e iniciativas que lhe estão associadas.
O restante período deste encontro está dividido em três painéis, onde o primeiro será da responsabilidade da Drª Milene Matos, bióloga natural do concelho de Tondela, que tem desenvolvido um trabalho direcionado para a defesa da floresta, nomeadamente no Parque Natural da Mata do Buçaco, e cujos resultados já foram reconhecidos com a atribuição de prémios nacionais e internacionais. O segundo painel está a cargo do Dr. Pedro Ribeiro, docente da Escola Secundária de Viriato, e abordará o tema “Biodiversidade do Caramulo, um tesouro partilhado”.
O último painel com o tema “Projetos de Educação Ambiental no contexto local” será conduzido pela Drª Carla Ferreira da Associação Portuguesa para a Educação Ambiental – ASPEA, entidade parceira do Município, sendo uma das instituições que apadrinha o projeto “Padrinhos da Floresta”, iniciativa desenvolvida pelo Município na defesa e preservação da Serra do Caramulo, em particular das áreas recentemente reflorestadas.