25 maio 2016

Seminário Incêndios Florestais na Interface Urbano- Florestal

Decorreu no passado dia 20 de maio, o seminário sobre o tema  "Incêndios Florestais na Interface Urbano-Florestal".

Um evento organizado pela Câmara Municipal de Tondela, em parceria com a Associação dos Bombeiros Voluntários de Tondela, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Vale de Besteiros e a ADAI – Associação para o Desenvolvimento de Aerodinâmica Industrial.
O Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, na sua intervenção sublinhou a grande importância da sensibilização realizada pelo Município à população, considerando ser fundamental analisar as áreas  que necessitam de mais atenção, bem como a definição de formas eficazes de comunicação à população  e dos cuidados a ter, a fim de evitar que eventuais incêndios se aproximem das populações, sendo que nas "áreas de interface" entre a floresta e as áreas habitacionais, os danos podem ser significativamente maiores  do que os ocorridos apenas em àreas florestais, sublinhando a importância  do ordenamento do território florestal, bem como o papel dos agentes fiscalizadores.
António Mano, Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Tondela, na sua intervenção mostrou a grande satisfação pela organização do evento, sendo uma forma de preparação das comunidades para os incêndios urbano-florestais.
Já  Xavier Viegas, Professor da Universidade de Coimbra, e membro da Associação para o Desenvolvimento de Aerodinâmica Industrial, sublinhou a importância deste evento, sendo urgente sensibilizar aqueles que habitam juntas das faixas de risco, onde todos são agentes de proteção civil, com um relevante painel de oradores, José Manuel Mendes, Professor da Universidade de Coimbra, do  Departamento  Centro de  Estudos Sociais, Capitão Pinto, do GIPS – Grupo de Intervenção e Proteção e Socorro da GNR, CADIS António Ribeiro, do Agrupamento Centro /Norte, Verónica Catarino, Engenheira e Formadora no Centro de Formação em Incêndios Florestais da Lousã da Escola Nacional de Bombeiros, Carlos Borrego, Professor da Universidade de Aveiro, Xavier Viegas, Professor da  Universidade de Aveiro e Associação  para o Desenvolvimento de Aerodinâmica Industrial, e Jorge Loureiro a concluir mestrado na Universidade de Coimbra. Ao longo desta sessão foram abordados vários temas, relacionados com a problemática dos incêndios florestais na interface urbano-florestal.
Foi uma tónica comum, que as áreas de intervenção urbano-florestal carecem de uma atenta abordagem de todos os agentes de proteção civil, bem como que é importante dotar os cidadãos da informação necessária para que possam decidir e agir, reconhecendo-se a importância da sensibilização.
Realçou-se ainda, a importância do conhecimento dos factores desencadeantes de situações de risco na zona de interface urbano florestal, bem como a importância da adopção de medidas de auto-protecção, como forma de capacitação da comunidade.
Encerraram o  seminário, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vale de Besteiros, Joaquim Matos, referindo que a temática dos fogos é muito mais agressiva atualmente,do que há  30 anos. É importante repensar o que fazer para se concentrar o fogo a uma área muito restrita. "Regozizo-me por esta iniciativa . É sempre bom e enriquecedor", afirmou o Comandante.
Já a Vereadora da Câmara Municipal de Tondela, do Pelouro da Proteção Civil,  Carla Antunes referiu que os mecanismos de informação e sensibilização combate que as entidades utilizam deverão ser mais assertivos e pragmáticos. É urgente encontrar novos métodos sendo fundamental reconhecer a importância da formação dos agentes da proteção civil  e das comunidades para aquilo que são os incêndios, dando enfoque para as medidas de auto-proteção.
Em representação da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu e na qualidade simultanea de organizador e  de Vice- presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, o Comandante da Associação dos Bombeiros Voluntários de Tondela, Carlos Jorge Dias mencionou que foi um dia muito proveitoso, que permitiu abordar as temáticas à volta dos incêndios urbano- florestais, de interesse relevante para os bombeiros, terminando referindo que a Federação congratula-se por estas iniciativas, cada vez mais importantes para a sensibilização das comunidades e dos vários agentes de proteção civil.