18 Nov. 2016

Inauguração da Exposição “Espreitar Tondela”

No passado dia 10 de novembro, foi inaugurada a exposição “Espreitar Tondela” que se encontra patente em três locais diferentes da cidade. O momento simbólico de inauguração decorreu no Largo da República, junto aos Paços do Concelho, onde está exposta a obra ‘Perplexidade’.

Da autoria de Troy Hourie, cenógrafo canadiano, estas obras interdisciplinares refletem a identidade do concelho através do olhar de quem está do lado de fora.
“Quem é de fora vê sempre uma cidade com outros olhos. A minha ideia é dar à comunidade a minha visão de Tondela, valorizando o que têm e, ao mesmo tempo, criando a curiosidade e o espanto”, salientou o artista na inauguração das sua peças, agradecendo também a todos aqueles que colaboraram, em particular aos artesãos e produtores locais, naquele que foi um trabalho colaborativo que teve o seu início no terreno no passado mês de setembro.
Relativamente à peça ‘Perplexidade’, esta ficará três semanas no Largo da República, para depois ser colocada no Museu Terras de Besteiros. “Funciona como uma espécie de bilhete de identidade da cidade e está recheada de elementos típicos, como é o barro preto, o linho, a besta, a laranja as alfaias agrícolas, num ambiente caleidoscópico”, descreveu Troy Hourie.
Na praça junto à GNR, a instalação que denominou de ‘Tranquilidade’ pretende “fazer descer um pouco da Serra do Caramulo à cidade de Tondela”.
Para a praceta Teófilo da Cruz, junto às Finanças, Troy Hourie concebeu a instalação denominada “Entre Laços”, que serve para homenagear a cestaria de Nandufe, um dos ofícios do concelho que está em risco, pois já só há um cesteiro de 94 anos.
Para dar vida a este projeto de promoção ao património local, Troy Hourie foi acolhido pelo ARTerra - Residências Rurais Artísticas, numa parceria com o Município de Tondela.