30 Nov. 2016

Comemoração do dia Internacional dos Voluntários

O Banco Local de Voluntariado (BLV) de Tondela apresenta-se como uma estrutura facilitadora do voluntariado, que promove a oferta e a procura do voluntariado, acolhendo os pedidos das pessoas interessadas em realizar voluntariado, encaminhando-as para as entidades que as vão receber.

Tem a responsabilidade, através da sua entidade enquadradora, a Câmara Municipal de Tondela, de criar os meios próprios no sentido de divulgar e promover o Voluntariado no concelho.
O Banco Local de Voluntariado de Tondela tem vindo a realizar  um conjunto vasto de atividades com propósito de sensibilizar, divulgar e dinamizar o BLV de Tondela.  De entre as ações realizadas de referir as ações de sensibilização destinadas à comunidade em geral e  à comunidade educativa,  ações de  formação para voluntários, dirigentes associativos e técnicos, bem como duas mostras de práticas de Voluntariado, em 2015 e 2016, estas também com o propósito de partilhar práticas de intervenção, dando a conhecer os projetos de voluntariado do Concelho de Tondela e  boas práticas de voluntariado de referência nacional.
Cumprido este ciclo de atividades, propomo-nos ainda assinalar o dia internacional dos  voluntários, conforme plano de atividades do BLV.
O Dia Internacional dos Voluntários que se celebra todos os anos no dia 5 de Dezembro, oferece uma oportunidade para que organizações voluntárias e voluntários individuais, possam tornar visíveis as suas contribuições ao nível local, nacional e internacional.
Neste sentido o BLV de Tondela pretende celebrar esta data, através da realização de quatro emissões radiofónicas, a transmitir nos dias 5 (2.ª feira) e  11( Domingo) de Dezembro, na estação de rádio emissora das beiras, pretendendo passar uma mensagem de compromisso e esperança num mundo melhor, pelo incentivo e valorização do serviço voluntário.
Nessa emissão, pretende-se fazer um breve enquadramento da iniciativa com  a apresentação de alguns dados do BLV, das suas funções e objetivos, dos projetos em curso, fazendo um apelo à inscrição de novos voluntários e novos projetos. Teremos uma comunicação da Sr.ª Coordenadora do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, Dr.ª  Maria Elisa Borges, do Sr. Presidente da Câmara, Dr. José António Jesus, e convidámos  três projetos de voluntariado em áreas distintas: Saúde - Liga Portuguesa Contra o Cancro; Social -  Santa Casa da Misericórdia do Vale de Besteiros e Cultural -  Casa do Povo de Tondela) em que o responsável  pela sua coordenação nos transmite a experiência e as mais valias do voluntariado na sua organização.