23 maio 2017

4ª sessão do Projeto Famílias Incríveis – “Divórcio: duas Casas, uma Família”

Ainda que o divórcio ou separação seja uma decisão dos adultos, ele tem consequências emocionais para os filhos, o que não quer dizer que eles se tornem problemáticos ou inadequados. Todavia, os pais devem estar atentos aos sinais de tristeza e de sofrimento que os filhos possam manifestar e assim ajuda-los a ultrapassar a crise e adaptarem-se à nova realidade.

É importante a preparação emocional dos filhos para a constituição da nova família. As mudanças que naturalmente vão ocorrer, devem ser conversadas com eles e entre progenitores, para que os filhos, possam geri-las com sentimentos de segurança. Os filhos devem preservar uma imagem positiva de ambos os pais, e continuarem a percecioná-los como inteiramente disponíveis para eles!
A Dra. Catarina Morgado, psicóloga da Psikontacto, irá no dia 26 de maio, pelas 21h, na Biblioteca Municipal de Tondela, proporcionar momentos de discussão e reflexão sobre esta temática, nomeadamente sobre os deveres e direitos dos Pais.