06 Out. 2017

Eberspaecher inaugurou fábrica em Tondela

A Eberspaecher inaugurou a sua primeira fábrica de tecnologia em escape em Portugal, em Tondela, que irá criar cerca de 550 postos de trabalho até 2020.

Heinrich Baumann, sócio-administrador do grupo alemão referiu que, "o dia de hoje é um marco histórico, ao inaugurarmos a primeira fábrica do grupo em Portugal. A equipa de Tondela está em crescimento, até ao final do ano contamos ter 120 trabalhadores e até 2020 esperamos chegar aos 550".
Acrescentou, ainda, ser um passo importante para o grupo alemão que encontrou em Portugal, e em particular em Tondela, as condições necessárias para continuar a crescer.
O sr. Presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus congratulou-se com a instalação da fábrica alemã ter ocorrido no concelho, depois de ter sido "disputada por outros territórios".
Afirmou que "o concelho de Tondela é um dos mais industrializados de toda a região. Em 2020, mais de 1.700 colaboradores estarão empregados no sector automóvel, distribuídos por quatro importantes empresas exportadoras, sem dependerem de um único mercado". Referiu ainda que "A par destas áreas, o sector agroalimentar, a avicultura e as indústrias criativas reforçam a componente da industrialização e da liderança neste concelho", frisou.
Ana Teresa Lehmann, Secretária de Estado da Indústria, destacou a confiança que as empresas alemãs sempre depositaram em Portugal, mesmo em alturas de crise. "Só no ano passado Portugal recebeu 14 importantes investimentos de empresas alemãs. Não é por acaso que a Eberspaecher e muitas outras empresas escolheram Portugal para instalar fábricas altamente avançadas e com tecnologia de ponta", sublinhou.
O grupo Eberspaecher é um dos líderes mundiais de mercado no desenvolvimento e fornecimento de tecnologia de escape, aquecimento para veículos e sistemas de ar condicionado para autocarros. É também um parceiro na inovação dentro da indústria automóvel para o desenvolvimento de ar condicionado para veículos especiais e eletrónica automóvel.
Fazem parte da carteira de clientes Eberspaecher quase todos os fabricantes de veículos de passageiros e comercias da Europa, América do Norte e cada vez mais fabricantes asiáticos de veículos de passageiros e comerciais.
Em 2016, este grupo registou um volume de vendas de à volta de 4,3 mil milhões de euros, contando com mais de 9 mil funcionários.