06 Dez. 2017

Casa do Concelho de Tondela em Lisboa esteve em Nandufe a comemorar 70.º aniversário

A Casa do Concelho de Tondela (CCT) em Lisboa comemorou, na última sexta-feira, o seu 70.º aniversário, trazendo ao Pavilhão Multiusos de Nandufe dirigentes, associados e amigos.

Para o evento saiu de Lisboa um autocarro com 55 pessoas, oriundas de diversos quadrantes do meio associativo, tais como membros da direção da CCT, o presidente da Associação das Casas Regionais em Lisboa (ACRL) e dez representantes das 24 casas regionais associadas da ACRL.
A celebração teve início com uma missa em honra dos diretores e dos associados que já faleceram, realizada na Igreja do Carmo, em Tondela, seguindo-se um almoço.
A ocasião serviu também para homenagear Carlos Santos, de Nandufe, e José Mendes, de Tondela, pelo “apoio e colaboração prestada à Casa do Concelho de Tondela ao longo dos anos em que estiveram como membros da União de freguesias de Tondela-Nandufe”.
Foi ainda apresentada uma exposição de painéis com fotografias, alusivas ao património existente em algumas das freguesias do concelho, que irão estar posteriormente afixadas na sede da Casa do Concelho de Tondela em Lisboa.
Por fim, foi oferecido, a alguns associados, um dossier com um álbum de fotos que retrata a visita da Embaixada Cultural à Vila de Tondela, em 1951, e onde consta o programa do evento e a cobertura fotográfica do mesmo. Este dossier faz parte do acervo histórico, projeto que a Casa do Concelho de Tondela pretende levar a cabo no futuro, como forma de documentar no futuro os eventos do passado.
A festa de aniversário contou também com a presença do vereador da Cultura da Câmara de Tondela, Miguel Torres, em jeito de reconhecimento de todo o trabalho realizado nos últimos anos e que vem contribuindo para o reforço da identidade e proximidade com o concelho.
A Casa do Concelho de Tondela tem vindo a desenvolver de forma intensa na sua sede, com o apoio de uma equipa dedicada e empenhada, um vasto leque de atividades, com o intuito de divulgar os seus produtos e serviços, o seu património histórico, cultural e gastronómico, bem como fomentar o convívio e a associativismo em torno de ideais que promovam a defesa da identidade nacional.
Para a Casa do Concelho de Tondela, com sede em Lisboa, Tondela é uma cidade na aldeia, paraíso ideal para se viver e parcela do território português com uma linda história de realizações, factos relevantes caracterizados por uma cultura e tradição ímpar, e ainda por uma fonte de riqueza em várias vertentes”.