06 Abr. 2018

Época Balnear nas Termas de Sangemil arrancou hoje

A época balnear nas Termas de Sangemil, localizadas na freguesia da Lajeosa do Dão, arrancou hoje, depois do habitual período de paragem para renovação das instalações.

Durante a cerimónia de reabertura, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, sublinhou a pretensão de continuar a potenciar e valorizar as Termas de Sangemil, que considera “um centro de negócio estratégico” para a freguesia e para a região.
“É sabido que este balneário termal, ao longo dos últimos anos, evidencia sinais de exploração que são negativos: não é novidade. São negativos na exploração financeira, mas não deixa de ter um impacto social e económico que lhe está adjacente”, referiu.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, “é nuclear a execução de novos furos de captação”.
“Depois de um trabalho intenso dos serviços, com técnicos especializados da Universidade de Coimbra, já está concluído o estudo que localizará os novos furos, que terão profundidade três vezes superior aos que hoje existem”, acrescentou.
Nesta ocasião, José António Jesus informou que está a ser ponderado dar utilidade ao segundo piso do balneário, “na área do tratamento termal ou, eventualmente, na área do alojamento”.
As Termas de Sangemil têm como primeira indicação terapêutica as patologias do foro reumatológico e algumas patologias músculo-esqueléticas como osteoartrites e espondiloses.
Como segunda indicação, destinam-se ao tratamento de patologias das vias respiratórias superiores (ORL), como sinusites, faringites, amigdalites, rinites, entre outras.