07 Jun. 2019

Cooperativa Terras de Besteiros promove formações financiadas

A Cooperativa Terras de Besteiros, em articulação com a Confagri, vai promover a partir de setembro, e ao longo do ano 2020, várias ações de formação financiadas.

Para já, estão previstas ações de formação de “Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos” (50h) e “Conduzir e Operar o Trator em Segurança” (50h), podendo realizar-se outras ações na área agrícola, caso haja inscrições (Comercialização Agroalimentar em circuitos curtos, Cultura de Pomares de Citrinos, Podas e Enxertias, Cultura do Linho entre outras).
Os interessados em participar nestas ações devem fazer a sua pré-inscrição no Gabinete de Apoio ao Agricultor de Tondela. A participação nas ações é gratuita, mediante o cumprimento dos requisitos (estar empregado ou não receber qualquer apoio estatal).
Assim, a partir de setembro, e ao longo do próximo ano, a Cooperativa Terras de Besteiros prevê a realização de diversas ações financiadas na área da agricultura, dando assim cumprimento ao seu objetivo de alavancar este setor.
A formação de “Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos” é obrigatória e permite o acesso a um cartão de aplicador de fitofármacos, com validade de 10 anos.
De acordo com a legislação em vigor, quem pretender utilizar produtos de uso profissional, tem que ter formação obrigatória que o habilite para a obtenção de cartão de aplicador.
A Lei n.º 26/2013 de 11 de abril, regula as atividades de distribuição, venda e aplicação de produtos fitofarmacêuticos para uso profissional. Tem por objetivo a utilização sustentável dos pesticidas, através da redução dos riscos e efeitos da sua utilização na saúde humana e no ambiente, promovendo o recurso à proteção integrada e a técnicas alternativas, designadamente não químicas, aos produtos fitofarmacêuticos.
No que diz respeito à ação “Conduzir e Operar o Trator em Segurança” é também de carácter obrigatório (decorre na sequência do Despacho n.º 3232/2017, de 18 de abril de 2017, que vem regulamentar a formação para os utilizadores de tratores e máquinas agrícolas e florestais, no sentido da obtenção de conhecimento e competências que contribuam para a segurança durante a realização dos trabalhos, bem como na via pública).
Assim, os operadores de veículos agrícolas detentores de licença de condução e carta de condução, devem complementar a habilitação que detêm com o curso “Conduzir e Operar o trator em Segurança”.
As formações têm uma componente teórico-prática, de modo a dotar os participantes de conhecimentos e competências específicas.