13 Jun. 2019

Ação de sensibilização para os cuidados a ter com os animais de estimação

Os Serviços Higio-Sanitários da Câmara Municipal de Tondela deslocaram-se, na manhã do passado dia 03 de junho, ao Jardim de Infância de Tondela, para uma ação de sensibilização sobre dos cuidados a ter com os animais de estimação.

Para a sessão, além do material didático, as crianças tiveram a presença de dois gatinhos abandonados.
Debateram-se ideias acerca dos cuidados a ter com os animais de estimação, nomeadamente: alimentação, abrigo, cuidados básicos de saúde, a higiene pessoal, o treino e a educação.
Procurou-se também alertar para a adoção responsável dos animais, que exige reflexão e concordância de toda a família, porque quando se decide ter um animal é para toda a vida. Isso exige tempo, dinheiro e espaço. Por isso, é de extrema importância saber os prós e os contras antes de adquirir um animal de estimação e, só assim, evitar o abandono e ser-se um tutor responsável.
As crianças mostraram-se bastante atentas e participativas, revelando bastante preocupação com o flagelo do abandono de animais de estimação e interesse em ajudar a mudar mentalidades, em prol de uma sociedade que se quer mais consciente e responsável.