24 Jun. 2019

Município de Tondela assina protocolos com movimento associativo

O Município de Tondela assinou, no dia 21 de junho, protocolos com 129 coletividades do concelho, num montante global que ultrapassa os 1,2 milhões de euros.

Durante a cerimónia, que decorreu no Auditório Municipal de Tondela, o presidente da Câmara, José António Jesus, destacou o papel dos dirigentes associativos, que nem sempre é valorizado como deveria.
“Dedicam-se a elas como se da sua própria família se tratasse, como se a sua atividade principal aí estivesse centrada. Muitas e tantas vezes retirando tempo e espaço ao seu próprio convívio, ao seu momento de lazer, às suas atividades pessoais e profissionais em prol do bem comum, que é, através das nossas estruturas associativas, proporcionar-se mais qualidade de vida, mais atividade, mais desenvolvimento de competências e, acima de tudo, contribuindo, em muito, para a integração social e para a socialização”, acrescentou.
Ao longo da sua intervenção, José António Jesus sublinhou aque esta cerimónia é um ato de reconhecimento público a todos aqueles que, muitas vezes, ao longo de anos, estão à frente destas instituições.
“Muitas vezes ouvimos, se esta pessoa sair de lá, o que vai ser daquela instituição.
Pois é hora de todos sentirmos que, se tal instituição é importante, temos a obrigação de a apoiar, de nos envolvermos, de estimularmos a sua atividade, porque isso é indiscutivelmente um bem comum para a nossa sociedade e para o enriquecimento do nosso concelho”, apontou.
O presidente da Câmara Municipal de Tondela aproveitou ainda para aludir ao processo de implementação das medidas de autoproteção nas associações do concelho, no que diz respeito à instalação dos sistemas de segurança e proteção contra incêndios.
Depois de recordar que há cerca de um ano foi disponibilizado perto de meio milhão de euros para esta tarefa, informou que dos 87 processos, 67 já têm trabalhos adjudicados e meia centena têm as plantas executadas.
Para além da assinatura dos protocolos, a noite contou ainda com um momento de ‘stand up comedy’ com Joel Ricardo Santos.