16 Ago. 2019

Município de Tondela celebrou Dia do Emigrante

O Município de Tondela celebrou, a 11 de agosto, o Dia do Emigrante, com uma programação realizada no quadro de uma parceria com a União de Freguesias Tondela e Nandufe e incluída na programação das Festas da Mata.
Durante a manhã foi celebrado o 25º aniversário do monumento ao emigrante em Tondela, com um momento marcado pela intervenção de Felisberto Figueiredo, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Tondela entre 1985 e 2000, e que foi o responsável pela sua edificação.
Esta ocasião contou também com uma intervenção do presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, e de Manuel Viegas, membro do Conselho das Comunidades Portuguesas e grande responsável pela mobilização da comunidade portuguesa nos Estados Unidos da América para a construção do monumento.
Marcaram ainda presença vários convidados, entre os quais vários elementos da Casa do Concelho de Tondela em Newark, que na altura deram apoio financeiro à construção do referido monumento.
De seguida, o programa prosseguiu com o Festival de Folclore, que decorreu no Parque Urbano, com a participação de cinco ranchos do concelho e centenas de pessoas a assistir.
Tratou-se de um momento que foi representativo da junção da vontade dos ranchos partilharem as suas danças, com o desejo do público de as (re)ver, sendo esta uma festa da cultura local com enorme significado.
De seguida, o parque e as ruas da cidade foram animadas por um fantástico grupo de bombos cheio de gente nova e de energia contagiante, numa mostra pertinente de cultura contemporânea de base tradicional.
À noite, o baile com os “Chave d’Ouro” animou o final das Festas da Mata, permitindo um são convívio entre todos os que gostam de um “pézinho de dança”.
O dia serviu para dar passos para a criação de mecanismos de partilha entre o Município e a sua comunidade espalhada pelos quatro cantos do mundo, fortalecendo laços e estratégias em comum.