04 Nov. 2019

Município de Tondela executa faixas de gestão do combustível na ZIM da Adiça

O Município de Tondela executou, nos últimos dias, faixas de gestão do combustível na Zona Industrial Municipal (ZIM) da Adiça, que têm como principal objetivo criar zonas de proteção, em caso de incêndios florestais.

Estes trabalhos foram realizados em cerca de 22 mil metros quadrados na zona sul da ZIM da Adiça e incidiram essencialmente na remoção de cepos de eucaliptos, para além de mobilização de solos, com eliminação de vegetação existente.
Depois desta limpeza, o Município de Tondela procedeu também à melhoria das acessibilidades, com o alargamento e melhoramento de uma via circundante a esta área, possibilitando o acesso desde a estrada de Dardavaz até à ZIM da Adiça.
Numa segunda fase, nesta área intervencionada serão plantadas espécies folhosas de inflamabilidade reduzida, como é o caso de sobreiros, carvalhos, castanheiros e bétulas.
No que diz respeito à zona norte da ZIM da Adiça, recorda-se que aqui nascerão, em breve, novos lotes.
A ZIM da Adiça tem prevista uma intervenção de requalificação e ampliação que, que ultrapassa os 3,5 milhões de euros, e que, para além de criar novos lotes, contempla a construção de um novo parque de estacionamento com capacidade superior a 250 viaturas e um sistema adicional de combate a incêndios.
O Município de Tondela informa ainda que, nos próximos dias, serão desenvolvidos trabalhos de limpeza de combustíveis na rua do Meal (10 metros de cada lado).