10 Jan. 2020

Janeiro chega recheado de atividades para a comunidade escolar

Durante o mês de janeiro, os alunos de Tondela, do 9º ao 12º ano e do ensino profissional, vão ter à disposição diversas atividades criadas em torno da importância da leitura.

Muito variadas, tanto na temática, como nos dinamizadores, englobam a literatura, a música, a ilustração, a matemática e também dicas para ser um aluno de sucesso.
A organização coube à Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, com o apoio da Rede de Bibliotecas de Tondela.
Carlos Cruchinho, professor do 2º ciclo no Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, e o ilustrador espanhol Óscar Sánchez Requena encontram-se com os alunos nos dias 13, 15 e 20 para apresentar o seu mais recente trabalho: o livro “Inquietações”.
No dia 14, chegam a Tondela duas grandes figuras do mundo académico e literário nacional.
Jaime Carvalho e Silva, professor da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, desmistifica e populariza a matemática com a palestra “O papel da matemática no desenvolvimento da sociedade contemporânea”. Esta atividade é realizada ao abrigo do projeto “Tardes de Matemática”, desenvolvido pela delegação centro da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Ainda no dia 14, Jorge Rio Cardoso, docente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e técnico superior no Banco de Portugal, desvenda os segredos do êxito escolar com o workshop “Do secundário à universidade com sucesso, bora lá?”.
Nos dias 23 e 24 de janeiro é a vez da Arte Pública, companhia de teatro sediada em Beja, entrar em cena com a performance poética e musical “Camões é um poeta rap”. O grande poeta nacional será apresentado numa perspetiva inovadora e cativante.
Estas atividades vêm reforçar e lançar um novo olhar sobre as matérias integradas nos programas escolares e, assim, pretendem despertar nos alunos um interesse e envolvência cada vez maiores.