15 Jan. 2020

Jorge Rio Cardoso em Tondela com palestra “Do secundário à universidade com sucesso, bora lá?”

O professor Doutor Jorge Rio Cardoso esteve na manhã de ontem, dia 14 de janeiro, em Tondela, com a palestra motivacional “Do secundário à universidade com sucesso, bora lá?”.

Destinada aos alunos do 11º e 12º ano, esta palestra decorreu no auditório 1 da ACERT, com lotação praticamente esgotada.
O discurso de boas-vindas e a apresentação do palestrante estiveram a cargo a chefe da divisão de Intervenção Social e Educação do Município de Tondela, Raquel Seabra.
Para além de docente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e técnico superior no Banco de Portugal, Jorge Rio Cardoso é também autor de uma ampla bibliografia no âmbito da promoção do sucesso escolar entre professores, pais e alunos.
“Do secundário à universidade com sucesso, bora lá?” é o título de um dos seus livros mais conhecidos, destinado aos estudantes, por nele revelar técnicas simples e eficazes de estudo e de gestão do tempo entre diversão e responsabilidades escolares.
Algumas destas técnicas foram explicadas e exemplificadas no decorrer da sessão. O ponto de partida foi uma ideia, por ele defendida, que desmitifica o que é um bom aluno: é aquele que sabe programar o estudo e que distingue claramente o tempo destinado a esta atividade e o tempo destinado ao lazer.
Entre os vários conselhos e ensinamentos transmitidos neste sentido conta-se o seguinte: o tempo de estudo não deverá ser definido em termos de duração horária, mas por tarefas, pois permitirá concluí-las sem a pressão de prazos que poderão ser irrealistas. Por exemplo, definir como tarefa reescrever os apontamentos tirados nas aulas ou ler diariamente a matéria dada.
Outro ponto salientado foi a importância de sistematizar a matéria, através da escrita, em capítulos e criar, com base nos apontamentos, sessões de estudo com a extensão de cinco ou seis páginas de cada vez. Esta estratégia ajudará o aluno a situar mentalmente os pontos estudados no decorrer de uma avaliação sem nervosismo de maior.
No campo das técnicas de estudo propriamente dito, Rio Cardoso falou da «técnica do porquê» (perguntar sistematicamente porquê para ir aprofundando a matéria), da «técnica da folha em branco» (escrever de memória e confrontar o que foi escrito com os apontamentos, o que permitirá conhecer a percentagem da matéria dominada), da «técnica do pensar» (simplesmente pensar sobre uma matéria, seja sentado – a uma secretária, num banco de jardim, etc. – ou em movimento, caminhando ou correndo), entre outras.
A palestra do professor Jorge Rio Cardoso integra o calendário de atividades preparado para os alunos do 9º ao 12º ano e do ensino profissional pela Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, com o apoio da Rede de Bibliotecas de Tondela, sob o mote «Janeiro Cultural – Ler é uma Festa».