16 Jan. 2020

Jaime Carvalho e Silva em Tondela para desvendar a importância da matemática no quotidiano

Cerca de 180 alunos das escolas Secundária de Tondela, Básica do Campo de Besteiros e Básica do Caramulo participaram, na tarde do dia 14 de janeiro, no auditório da ACERT, numa atividade que teve como grande objetivo desvendar a importância da matemática no quotidiano.

Foi com o misterioso Osso de Ishango (20.000 a. C.) que o professor Jaime Carvalho e Silva abriu a sua aula, destinada aos alunos do 9º ano.
Esta teve como título e tema “O papel da matemática no desenvolvimento da sociedade contemporânea” e o osso de Ishango permitiu demonstrar que a utilização desta ciência, para ordenar o quotidiano e facilitar as nossas tarefas, remontará à Pré-História. De facto, pensa-se que este artefacto – um pedaço de osso marcado com vários riscos agrupados – tenha servido como calendário.
A partir daqui a demonstração do poder da matemática não teve limites. Falou, apoiando-se em vídeos e em imagens, de engenharia civil, de estatística, de criptografia, de arquitetura, de supercomputadores, da exploração do espaço, de filmes de animação, de inteligência artificial, de dinheiro, de medicina, de viagens, de segurança, de crimes, e muito mais.
Jaime Carvalho e Silva é professor na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra e integrou diversos grupos de trabalho criados pelo Governo português para analisar e trabalhar a questão do ensino da matemática no país. É também um grande entusiasta do basquetebol, tendo vindo diversas vezes a Tondela para os jogos que decorrem no Pavilhão Municipal.
A apresentação do palestrante esteve a cargo do professor Luís Carmelo, coordenador do Departamento de Matemática do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro.
Esta palestra foi realizada no âmbito do projeto “Tardes de Matemática”, desenvolvido pela Delegação Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Integra o calendário de atividades preparado para os alunos do 9º ao 12º ano e do ensino profissional pela Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, com o apoio da Rede de Bibliotecas de Tondela, sob o mote “Janeiro Cultural – Ler é uma Festa”. A mesma contou ainda com o apoio adicional da Sociedade Portuguesa de Matemática e da ACERT.