A cidade de Tondela recebeu ontem, dia 09 de março, as Conferências TEEN, no âmbito do projeto Wanted - Escolas Empreendedoras da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em parceria com Município de Tondela e com envolvimento das escolas do concelho.

O evento decorreu no Auditório Municipal de Tondela e contou com a presença da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Tondela, Sofia Ferreira, que aproveitou para destacar a importância de os alunos “tirarem boas notas e fazerem o melhor percurso possível”.
No entanto, não tem dúvidas de que tal não basta, sendo também necessário os alunos serem “solidários, empreendedores, terem espírito critico e trabalhar em equipa”.
A conferência contou também com a participação do empreendedor José Pedro Moura, um hipster dos anos 70 e de onde, afirma, não querer sair. Fez parte da equipa que criou a Book in Loop, uma spin-off da Universidade de Coimbra, incubada no Instituto Pedro Nunes e na Startup Lisboa, cujo objetivo é ajudar as famílias portuguesas a reduzir os custos dos manuais escolares, bem como a combater o desperdício com o qual estamos familiarizados.
Já o empreendedor local convidado foi o empresário e proprietário da Tojaltec, Cândido Roque, que deixou o testemunho do seu percurso académico e profissional de sucesso.
Com estes convidados, pretendeu-se mostrar que apesar de existirem percursos de vida completamente diferentes, o mais importante é a autodeterminação, o empenho e a força de vontade na concretização dos objetivos traçados.