15 Fev. 2021

Assinado acordo de cooperação para a constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, bem como os 14 municípios que a constituem, e a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) assinaram um acordo de cooperação para a constituição da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões (RIBVDL).

Farão parte da RIBVDL, para além da Biblioteca Municipal de Tondela, as bibliotecas municipais de Aguiar da Beira, de Carregal do Sal, de Castro Daire, de Mangualde, de Nelas, de Oliveira de Frades, de Penalva do Castelo, de São Pedro do Sul, de Santa Comba Dão, de Sátão, de Vila Nova de Paiva, de Viseu e de Vouzela.
A RIBVDL é a 13º rede intermunicipal de bibliotecas criada em Portugal e resulta da parceria estabelecida entre a CIM Viseu Dão Lafões e a DGLAB, no âmbito da estratégia de cooperação em rede que esta instituição tem vindo a implementar, à escala regional, com o objetivo de reforçar o âmbito de ação das bibliotecas municipais enquanto espaços de proximidade e de sociabilização, de aprendizagem e de conhecimento, de cultura e de lazer, de partilha e de inclusão e de consolidação da identidade do território onde se inserem.
A otimização dos recursos existentes, a maximização das atividades promovidas, em termos de público, de projeção e de qualidade, o melhoramento contínuo dos serviços e equipamentos, a atualização das competências técnicas dos profissionais e a partilha de boas-práticas são alguns exemplos ilustrativos das áreas de intervenção da RIBVL.