03 Mar. 2021

Conhecidos os alunos finalistas da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura

Ao longo de dois dias, ontem e hoje (02 e 03 de março), decorreram as provas para apurar os 12 alunos finalistas da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura.

O evento juntou, em estreita colaboração, a Biblioteca Municipal de Tondela, as bibliotecas escolares do concelho, professores, alunos e encarregados de educação. Como estamos em confinamento e as aulas prosseguem à distância, as provas foram realizadas online, a partir de casa. Foi, é certo, um momento simultaneamente único e enriquecedor, marcado por histórias, por descobertas, por aprendizagens, por vivências e por muita bravura.
Os alunos finalistas, que frequentam o ensino básico e o ensino secundário, vão representar o concelho na fase seguinte do Concurso Nacional de Leitura, de âmbito intermunicipal, já em abril.

São eles, por ordem alfabética:

1º CEB
Júlia Miguel de Melo Santos | 4º E | EB de Canas de Santa Maria
Margarida B. Silva |4º ano | EB do Campo de Besteiros
Maria Marques Pessoa | 4º E | EB de Canas de Santa Maria

2º CEB
Camila Martins Viana | 5º E | EB de Tondela
Tiago Costa | 6º C | EB do Caramulo
Tiago Sousa Martins | 5º B | EB de Tondela

3º CEB
Andreia Rodrigues Silva | 7º C | Escola Secundária de Molelos
Leonardo Ferreira | 8º H | EB do Caramulo
Tiago Andrade Pereira Silva | 8º A | Escola Secundária de Molelos

Ensino Secundário
Mariana Silva | 10º E | Escola Secundária de Tondela
Sofia Silva | 10º E | Escola Secundária de Tondela
Verónica Ferreira | 10º D | Escola Secundária de Tondela

Os participantes, 24 no total, foram avaliados por um júri constituído pela Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Helena Duque, e por um representante da Escola Profissional de Tondela, Isabel Ferreira, da ACERT, Pedro Silva, e do Município de Tondela, Luísa Melo.
As provas realizadas compreendiam dois desafios relacionados com uma obra previamente selecionada: a leitura expressiva de um excerto e a resposta oral a uma questão de desenvolvimento.
As obras previamente selecionadas foram as seguintes: “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, para o 1º CEB; “Rubra, a Árvore dos Desejos”, de Katherine Applegate, para o 2º CEB; “História de um Gato e de um Rato que se Tornaram Amigos”, de Luís Sepúlveda, para o 3º CEB, e “ A Febre das Almas Sensíveis”, de Isabel Rio Novo, para o Ensino Secundário.
O Concurso Nacional de Leitura é organizado anualmente pelo Plano Nacional de Leitura em colaboração com as bibliotecas municipais e escolares do país e tem como objetivo tornar os livros/a leitura cada vez mais presentes no nosso quotidiano. A Fase Intermunicipal, que englobará os 14 municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, decorrerá em Tondela, nos dias 12 e 15 de abril, sob orientação da Biblioteca Municipal.