18 Jul. 2022

Serviço “IR e VIR” alargado a todas as localidades do concelho de Tondela

O concelho de Tondela passa a ter disponível, a partir de hoje, 18 de julho, o serviço de transporte flexível “IR e VIR” a funcionar em todas as localidades.

Esta solução de transporte por táxi passa ainda a permitir viagens intermunicipais, a incluir deslocações para as estações e apeadeiros da linha da Beira Alta e a estar disponível todos os dias da semana.
Este é um serviço inovador, que possibilita aos habitantes da região Viseu Dão Lafões deslocarem-se de táxi, de forma cómoda, económica e rápida, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros.
O serviço de transporte flexível “IR e VIR”, promovido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, é um projeto que visa aumentar a cobertura de serviço público de transporte de passageiros na região, servindo áreas onde os transportes públicos não operam ou operam com pouca frequência.
O serviço é realizado por táxis, devidamente identificados por um dístico próprio, sendo que o preço do bilhete é igual ao preço que o utente pagaria num autocarro para percorrer a mesma distância.
Com paragens e horários definidos, a grande diferença para o transporte público regular é que no sistema “IR e VIR” é o próprio utente que aciona o serviço, bastando, para o efeito, realizar uma chamada telefónica gratuita para a central de reservas e combinar o mesmo. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só parará nas paragens que tiverem reservas efetuadas.
No dia e hora marcada pelo utente, este só precisa de se dirigir ao ponto de paragem e aguardar pelo táxi. As placas de paragem estão identificadas com o nome do serviço de transporte flexível “IR e VIR”. O táxi que o transporta está identificado com um dístico da mesma cor e com o mesmo nome.  O bilhete é pago ao taxista no início da viagem.
A partir de hoje é possível ativar o “IR e VIR”, nas três modalidades apresentadas, em qualquer dia útil, mediante reserva efetuada até às 12:00 (meio-dia) do dia útil anterior à viagem, através do número gratuito 800 10 20 30.  O centro de atendimento garante a reserva da viagem e esclarece qualquer dúvida. Toda a informação relativa ao serviço está disponível neste mesmo número, todos os dias úteis das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.