16 Nov. 2022

Aprovada a pré-qualificação do projeto "TOM D’ELA - Bairro Comercial Digital de Tondela"

O Município de Tondela viu aprovado a pré-qualificação do projeto à medida de apoio «Bairros Comerciais Digitais» do Plano de Recuperação e Resiliência.  Promovido pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.

O objetivo é o de “estimular e projetar o comércio, serviços e fomentar a transição digital e a aposta em novos modelos de negócio”,
O projeto com o nome " TOM D’ELA - Bairro Comercial Digital de Tondela", foi considerado elegível pelo júri do concurso, constituído pela DGAE, IAPMEI, EMPD, AICEP, IEFP e COMPETE2020, e obteve a classificação de 4,3 valores, numa escala de um a cinco.
O Projeto " TOM D’ELA - Bairro Comercial Digital de Tondela", procura assegurar a valorização e digitalização do comércio local. Pretende-se, pois, intensificar a relação do espaço público com a atividade comercial e operacionalizar uma nova dinâmica competitiva na cidade, contribuindo, de igual modo, para fomentar a atratividade do comércio e serviços presentes na zona.
“Após esta boa noticia da pré-qualificação do nosso projeto, o Município aguarda a receção do convite para formalizar a candidatura que se reveste de importância fundamental para a promoção e divulgação da nossa zona comercial. Sabemos que estamos numa etapa crucial, que a competição com os grandes centros urbanos não será fácil, mas o Município tudo fará, para robustecer a candidatura que sabemos será de uma importância determinante na modernização do nosso tecido comercial e, consequentemente, da cidade e todo o município.”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, realçando que “trabalhámos afincadamente desde a primeira hora nesta possibilidade, existe um caminho a percorrer, na inovação, valorização e beneficiação das pequenas atividades comerciais do nosso concelho."
O projeto "Bairros Comerciais Digitais" contou com 187 candidaturas a nível nacional, com um montante global de investimento superior a 256 milhões de euros, cujo objetivo passa por captar uma maior atenção dos consumidores, não só pela sua nova identidade visual, assim como, a disponibilidade de informação relevante para a decisão de consumo, mas também pela facilidade de aquisição de produtos e serviços.
Esta medida apresenta-se, assim, como uma oportunidade para Tondela impulsionar o crescimento económico, promover a proximidade e a coesão territorial, promover a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, bem como o comércio em linha e a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.