09 Dez. 2022

Ação de sensibilização promovida pelos serviços Higiossanitários de Tondela

No passado dia 5 de dezembro de 2022, teve lugar na Câmara Municipal de Tondela, uma ação de sensibilização promovida pelos serviços Higiossanitários, com o objetivo de sensibilizar as juntas de freguesia para a conjuntura atual no concelho de Tondela referente à situação dos animais domésticos.

Foram abordados temas como a importância da vacinação contra a raiva, da identificação eletrónica e da esterilização/castração dos animais de companhia, dando especial relevância ao papel fundamental desenvolvido pelas juntas de freguesia no controlo da população canídea, feito através do licenciamento dos canídeos e na identificação de animais errantes, nomeadamente das matilhas e colónias presentes em cada freguesia.
Esteve também em discussão as últimas alterações do quadro legislativo e penal no que diz respeitos aos animais de companhia e do seu atual enquadramento jurídico, bem como quais as principais responsabilidades das entidades públicas na captura e acolhimentos de animais errantes.