19 maio 2008

Inauguração do Complexo Desportivo do Estádio João Cardoso e trabalho de preparação da Selecção Nacional A em Tondela no dia 27 de Maio. No dia 16 de Maio de 2008, no Complexo desportivo do Estádio João Cardoso, realizou-se uma conferência de imprensa para apresentação à comunicação social do Programa do dia 27 de Maio, bem como de outras iniciativas associadas à temática do Desporto. Estiveram presentes na mesa o Presidente da Câmara, Dr. Carlos Marta, o Presidente da Associação de Futebol de Viseu (AFV), Dr. José Alberto Ferreira, o Presidente do Clube Desportivo de Tondela (CDT), Sr. Gilberto Coimbra, o vereador do Pelouro do Desporto, Eng. António Dinis, e o vereador do Pelouro da Educação, Dr. José António de Jesus.

Na intervenção inicial, o Presidente da Câmara apresentou o programa do dia 27 de Maio, o qual se inicia às 12 horas com a cerimónia de Assinatura de Protocolos relativos aos mini-campos desportivos entre o IDP, a FPF e os municípios dos 7 distritos da região centro abrangidos por esta medida. Às 12.45 será inaugurado o Mini-campo Desportivo de Tondela, seguindo-se a inauguração da Loja da Juventude “Ponto JÁ”, ambos com a presença do Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. Laurentino Dias. Do programa da tarde constará a Inauguração Oficial do Complexo Desportivo do Estádio João Cardoso pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. Laurentino Dias, e pelo Presidente da Câmara, Dr. Carlos Marta. Estarão presentes o Presidente do Instituto do Desporto de Portugal, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, o Presidente da Liga de Clubes e do Presidente do Clube Desportivo de Tondela. Pelas 16.55 h será descerrada uma placa alusiva à presença em Tondela da Comitiva Nacional que irá estar presente no Euro 2008, indo depois os jogadores da selecção iniciar o trabalho de preparação no relvado principal do Estádio João Cardoso. O Presidente da Câmara descreveu ainda as infra-estruturas que compõem o Complexo Desportivo do Estádio João Cardoso, destacando os dois relvados (o principal em relva natural e o secundário em relva sintética de última geração), as bancadas com capacidade para cerca de 2.500 lugares sentados, o pavilhão desportivo coberto para a prática de diversas modalidades de indoor , a iluminação artificial de ambos os relvados, os balneários equipados com sala de recuperação (SPA, sauna e hidromassagem), bem como um vasto conjunto de outros equipamentos de apoio à actividade desportiva e social do CDT. O Presidente da AFV, Dr. José Alberto Ferreira, apresentou o modo como irão decorrer os trabalhos de preparação no distrito, destacando o facto de a selecção se deslocar apenas a Tondela (os restante treinos decorrerão em Viseu), pese embora tenham havido grandes pressões de outros concelhos para receberem a visita da selecção. Relembrou também as condicionantes impostas pela organização no que se refere ao acesso aos treinos abertos, bem como ao jogo de preparação com a selecção da Geórgia. O Presidente do CDT, Sr. Gilberto Coimbra; referiu que o Clube irá celebrar este ano as bodas de diamante correspondentes aos seus 75 anos de vida, pelo que irá desenvolver um conjunto de actividades complementares a este vasto programa. A este propósito irá ser realizada uma exposição evocativa do passado desportivo do CDT, que irá decorrer entre os dias 2 e 10 de Junho. O Vereador do Pelouro da Educação, Dr. José António Jesus, apresentou o programa que se irá desenvolver no dia 30 de Maio (6ª feira) no âmbito das actividades de enriquecimento curricular com as escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância do Concelho. Terá a designação de “VivaEscola” e irá envolver um total de mais de 2.500 crianças de todo o concelho, desenvolvendo actividades na área das expressões plásticas, da música, do inglês e da actividade física e desportiva. Será uma enorme festa que ocorrerá no Complexo do Estádio João Cardoso e que envolverá um número muito significativo de recursos humanos e materiais. O Vereador do Pelouro do Desporto, Eng. António Dinis, informou os presentes da realização em Tondela, no dia 1 de Junho, da fase Final da Danone Nations Cup, em futebol de 7, que irá apurar a equipa de sub-12 que irá representar Portugal na Final mundial a realizar em Paris. Estarão presentes as 8 equipas vencedoras das fases regionais e que foram: Colégio Maristas de Carcavelos; Associação Foot 21 de Lisboa; Academia Sporting de Alcabideche; Grândola Foot; União de Leiria; Escola Fair-Play de Guimarães; GD da Gafanha da Nazaré; e Escola “Os Fintas” da Póvoa do Lanhoso. Referiu ainda que os dados obtidos na Carta Desportiva do Concelho permitem colocar o concelho num patamar cimeiro a nível nacional no que se refere, quer às instalações desportivas, quer ao Índice de Prática desportiva. O valor obtido em 2.428 inquéritos foi de 25%, superior à média nacional (24%) e muito superior à média da região centro (16%). No estudo apurou-se também que 41% dos inquiridos estavam disponíveis para iniciarem a prática desportiva. Disse ainda que a câmara havia lançado no dia 19 de Abril o Projecto de Combate ao Sedentarismo “Saúde em Dia – Desporto Faz Bem”, destinado preferencialmente a faixas etárias mais velhas, incidindo na população adulta, idosos, portadores de deficiência e crianças, visto que para as camadas mais jovens o município já tem programas específicos (Jogos Desportivos e o Desporto na Escola) com dez anos de existência. Visa dinamizar também os espaços desportivos existentes nas várias povoações do concelho, de modo a levar o desporto a todos. O presidente da câmara evidenciou, em jeito de conclusão, que estes próximos dias serão de intensa actividade desportiva e que a presença em Tondela da selecção nacional é um facto que muito dificilmente se voltará a repetir, pelo que Tondela mostrará “Paixão pela Selecção”.