15 Fev. 2023

Mais de 500 ninhos de vespa velutina destruídos em 2022

O ano passado foram eliminados no concelho de Tondela 551 ninhos de vespa velutina. Esta espécie invasora, que chegou a Portugal em 2011, encontra-se atualmente dispersa por todo o território do município tondelense.

A Câmara Municipal de Tondela procede semanalmente à destruição de todos os ninhos comunicados durante essa semana para o Serviço Municipal de Proteção Civil.
Os ninhos são eliminados através de introdução de um veneno no interior do mesmo, que elimina todas as vespas. Cada ninho pode conter até dois mil insetos da espécie.
A proteção civil municipal pede às pessoas que encontrem ninhos para que não os tentem eliminar, nem utilizem armas de fogo, ou qualquer outro instrumento com vista à sua destruição. Solicitam ainda à população para contactarem o Município sempre que detetem um ninho.
A vespa velutina ou asiática tem a cabeça de cor laranja e as patas são amarelas nas pontas. A espécie mede entre 17 e 32 milímetros. Cada exemplar pode matar mais de 30 abelhas por minuto. Os ninhos têm uma forma de pera e por norma são construídos em árvores altas.
Esta espécie invasora representa riscos a vários níveis, nomeadamente na apicultura, uma vez que as abelhas são o seu alimento preferido. Os seus ataques provocam elevadas perdas nas colmeias e uma diminuição na produção de mel. Em termos ambientais, podem verificar-se impactos na biodiversidade a médio prazo e na polinização vegetal.
No que diz respeito ao bem-estar e segurança dos cidadãos, a vespa asiática não é considerada mais agressiva do que a europeia, mas perante uma ameaça esta reage de forma bastante agressiva, podendo percorrer cerca de 500 metros.
Para alertar para estes e outros riscos, o auditório Municipal de Tondela recebe este sábado (dia 18 de fevereiro), pelas 10h00, uma ação de sensibilização sobre a vespa asiática, que está aberta a todos os interessados.
A iniciativa é promovida pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, com o apoio do município de Tondela, decorrendo no âmbito do projeto de deteção e combate à espécie exótica invasora.