23 Fev. 2023

Frio e neve colocam Tondela sob aviso amarelo

A descida acentuada das temperaturas colocou a região sob aviso amarelo. O alerta estará ativo até às 09h00 desta sexta-feira. Esta quinta-feira (23 de fevereiro) os termómetros vão oscilar no concelho de Tondela entre os 2 graus de temperatura mínima e os 12º de máxima. Já na sexta-feira a mínima rondará os 0º e a máxima os 11º.

Além do frio, a região estará sob aviso amarelo de queda de neve entre as 14h00 desta sexta-feira (24 de fevereiro) e as 15h00 de sábado.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê queda de neve acima de 600/800 metros de altitude, esperando-se que acima de 800 metros de altitude possa acumular até cinco centímetros. Na serra do Caramulo, com mais de mil metros de altitude, é, por isso, expectável que caia neve.
O IPMA avisa que o manto branco pode causar acumulação e possível formação de gelo, levando ao encerramento e condicionamento de estradas, a danos em estruturas ou árvores e ao eventual comprometimento de abastecimentos locais prejudicados.
As previsões de frio e neve levaram também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir um aviso à população, alertando para os riscos de intoxicações por inalação de gases devido a inadequada ventilação e incêndios em habitações resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos.
A ANEPC pede especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com patologias crónicas e população sem-abrigo. Na estrada alerta para os perigos do piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, bem como para a possibilidade de queda de ramos ou árvores devido aos ventos fortes.
A Proteção Civil aconselha também os cidadãos a evitarem a exposição prolongada ao frio, a usarem várias camadas de roupa e a acautelarem a prática de atividade física no exterior.